psicologia da educação

Páginas: 19 (4542 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ-
UNIDADE II
CURSO DE PEDAGOGIA





PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO



ANDRÉIA DOS SANTOS MORAES RA: 4930921649
MARISA AGUIAR MARÇAL DE MORAIS RA: 4717875462
ROSANGELA RABELLO RA: 5322983986
SUSICRODA RIBEIRO RA: 6318200158




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.








TAUBATÉ
Junho/2013



SUBSÍDIOS FORNECIDOS PELA PSICOLOGIA

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processosmentais. Inseparavelmente ligada a educação, sua contribuição é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da Escola nas várias modalidades de ensino tais como: Educação Infantil, Ensino Básico, Ensino Médio, etc...Ajuda a entender os pressupostos da própria educação de tal maneira que se construa a cada momento um homem integral, percebendo-o sobretudomentalmente.
Ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares a Psicologia no âmbito escolar, deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente.
A concepção e enfoque Psicopedagógicos, ressalta a importância da aprendizagem como elemento-chave da educação escolar e salienta quesomente o aprendizado significativo consegue promover o desenvolvimento pessoal dos alunos, mas como fazê-lo se é impossível entender os significados que o aluno constrói a propósito dos conteúdos que lhe são ensinados na escola? Os enfoques dessa aprendizagem significativa serão distintas de aluno para aluno, bem como a construção de significados, no entanto o professor do ponto de vista pedagógico,que atua como um mediador no processo de formação do desenvolvimento intelectual que contribui para a formação da personalidade do aluno, deve valer-se da psicologia para transformar seus saberes e fazeres conduzindo o aluno através de atividades exploratórias, com a proposta de confrontá-lo com situações que possuem uma série de características (novidade, complexidade, ambiguidade,incongruência,etc...), suscetíveis de ativar a motivação interna no aluno.
Finalmente os significados que o aluno constrói, serão resultados de uma complexa série de interações do próprio aluno com os conteúdos de aprendizagem, com os outros e com o professor que orienta essa construção de conhecimentos. Essa construção que o aluno executa a partir do ensino é o elemento mediador essencial para explicar osresultados de aprendizagem finalmente obtidos.
Lembrando que; somente apelar para a motivação não oferece uma explicação satisfatória, o professor deve levar em conta também o conhecimento empírico do aluno e todas as formas culturais que ele traz consigo, que na maior parte essas culturas já vem elaborada e definida, antes dele iniciar o processo educacional. Todavia a interpretação feita pelo alunotem um caráter dinâmico, não vindo de uma vez por todas, mas sendo forjada e modificada no próprio decorrer da aprendizagem.
Nos últimos tempos a ação educacional no Brasil e no mundo, tem outorgado papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenéticas e construtivista.
Contudo a função da escola é propor o ensino paraestágios de desenvolvimento mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos valendo-se de uma ou mais área da psicologia (Behaviorismo, Gestalt, Funcionalismo, etc...), mediando novas conquistas intelectuais desse indivíduo que vivem em sociedades escolarizadas.
De fato a atuação integrada da Psicologia com a Pedagogia, em como uma proposta visada e favorável a reduzir os conflitos, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!