Psicologia da Educação

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013







UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO





Acadêmicos (as):

Claudiana Sousa dos Santos RA:448971
Elisângela da Silva Barros RA:448998
Iara da Silva Sousa RA:448905
João de Deus da Silva Costa RA:9978022093
Maria Raimunda Sousa SantosRA:449013


GRAJAÚ – MA
2013
Acadêmico (a): Claudiana Sousa dos Santos
RA:448971









ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO






Atividades Práticas Supervisionadas à Disciplina: Psicologia da Educação da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Pólo em Grajaú-MA. Ministrada pelo Professora Tutora Presencial:Romina Hérica Araújo Melo Sousa e a Professora EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.




GRAJAÚ – MA
2013



Relatório Final de Psicologia da Educação dos Quatro Teóricos da Psicologia que Contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.

Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg. Sempre teve um auto grau deinteligência, se formou em medicina e especializou-se em doenças mentais.
Sigmund Freud foi um elemento importante para o desenvolvimento da psicologia, uma vez que este contribuiu com a criação de novas teorias e novos métodos.  Conhecido por ser o fundador da Psicanalise. O método Psicanalítico de Freud baseava-se na importância do inconsciente ser o meio para a compreensão de comportamentos anormais.A psicanalise contribuiu muito na tarefa de auxiliar o professor no papel de educar seus alunos e também contribuiu em outros fatores, como por exemplo: identificar o motivo de alguns alunos serem mais agressivos e os interesses de alguns e as dificuldades de outros.
A psicanalise trouxe para a escola, temas antes não discutidos em sala de aula, como a sexualidade. A mais importante contribuiçãoé que a psicanalise não estar somente voltada a doenças mentais, pois também estar ligada a pedagogia de educar.
Hoje o professor sabe que ele mesmo deve ser estratégico, ou seja, criar meios para que seus educandos se tornem cidadãos pensantes, por si próprios, e que esse processo ocorre graças a interação professor-aluno.
Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel na Suíça. Desdemuito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dosconhecimentos. Para Piaget o comportamento dos seres vivos é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e depende de uma estrutura de maturação. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já umconhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. Isso fez com que Piaget identificasse os estágios de uma criança, que são: Período Sensório-Motor do nascimentoaos 2 anos, aproximadamente, Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, Período Operatório Abstrato dos 11 anos em diante.   Todavia, ainda se desconhece as teorias de Piaget no Brasil. Pode-se afirmar que ainda é limitado o número daqueles que buscam conhecer melhor a Epistemologia Genética e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!