Psicologia da educação

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

Sendo o corpo humano um objeto de retratado de estudo atraente e fascinante esse trabalho discrimina a estrutura do neurônio como seu funcionamento, mostrando como as partes desse interessante objeto de estudo interagem e se integram dependendo uma da outra para que funcionem.
Consistindo o tecido do Sistema Nervoso Central (SNC) em células nervosas chamadas de nervos, quegeralmente transmitem impulsos eletroquímicos.
O processamento de informações envolve a recepção, avaliação, tomada de decisões e reenvio de dados, sendo o cérebro a unidade central de processamentos que reenvia os dados que vão controlar as ações físicas de músculos e as respostas químicas de glândulas, sendo que tanto nervos quantos hormônios estão envolvidos no gerenciamento de dados.

ESTRUTURA DONEURÔNIO

Neurônio é a denominação das células nervosas.
A estrutura de um neurônio é composta de um corpo celular, um axônio e dendritos, contendo ainda um núcleo que é essencial para a manutenção da vida do neurônio.
Os dendritos e axônios são recobertos por camadas de células designadas como neuróglia, que formam uma capa/ “bainha” de mielina que é fosfolípide que proporciona o isolamentopara que não haja um curto-circuito dos neurônios durante sua atividade elétrica e aumenta a velocidade dos impulsos.
Assim sendo as informações que chegam até o neurônio é por meio de processos conhecidos como axônio, os quais determinam nas junções especializadas dos neurônios denominadas sinapses, por sua vez, essas podem ocorrer nos processos neurais, os dendritos, ou no corpo celular doneurônio, conhecido como soma ou pericário.
Sinapse
O corpo de neurônio transmite informação um ao outro, sendo algumas mensagens processadas por alguns neurônios, enquanto outras podem tornar necessárias milhares de conexões neuronais. A junção entre dois neurônios é denominada sinapse.
Fenda Sináptica é o pequeno espaço entre os terminais axônicos de um neurônio e o corpo celular ou os dendritos deoutro. Os neurônios que conduzem impulsos em direção á sinapse são os neurônios pré-sinápticos (um composto químico denominado neurotransmissor é armazenado nos terminais axônicos desse neurônio) e os que conduzem impulsos a partir dela são os neurônios pós-sinápticos.
Um impulso elétrico através do neurônio ocasiona a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica. O neurotransmissordifunde-se através da fenda sináptica e combina-se a receptores locais que se situam na membrana celular do neurônio pós- sináptico.
A conseqüência da combinação neurotransmissor-receptor é a determinação de ser gerado ou não outro impulso elétrico, que quando é gerado o resultado é a resposta excitatória e o impulso elétrico segue até a próxima sinapse, onde novamente ocorre o mesmo processo.
Quandonão gerado um outro impulso pela combinação do neurotransmissor-receptor, o resultado é denominado resposta inibitória e a transmissão sináptica termina.
A substancia branca de cérebro é chamada desta forma devido á aparência esbranquiçada da bainha de mielina sobre os axônios e dendritos, quanto a substancia cinzenta é constituída de corpos celulares que não contêm mielina.
Mesmo tendo o sistemanervoso humano mais de 10 bilhões de neurônio, suas classes incluem neurônios aferentes (sensoriais), eferentes (motores) e interneurônios eles podem ser classificados em três tipos funcionais:
* Neurônios motores: conduzem impulsos eferentes do sistema nervoso central (SNC) ou de um gânglio (conjunto de neurônios fora do SNC) para as células-alvo (efetoras); os axônios eferentes somáticosatuam no músculo liso, músculo cardíaco e glândulas
* Neurônios sensitivos: conduzem impulsos aferentes dos receptores para o SNC; os axônios aferentes somáticos transmitem as sensações de dor, temperatura, tato, pressão e propriocepção (inconsciente), e os axônios aferentes viscerais transmitem dor e outras sensações dos órgãos, glândulas e vasos sanguíneos para o SNC
* Interneurônios:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!