Psicologia da educação

Páginas: 46 (11376 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido para o curso de Licenciatura em Matemática na matéria Psicologia da Educação, tem como objetivo demonstrar como ocorre a construção do conhecimento para entendermos como ocorre o aprendizado da criança em suas fases da vida e do seu desenvolvimento cognitivo.
Para a realização deste trabalho usaremos os livros de Pulaski que se dedicou a vida e obrade Piaget e de Kamil
Antes de falarmos sobre as teorias psicológicas será necessário falar sobre a vida e a obra Piaget. Jean Piaget era um psicólogo suíço mudar isso nascido em 1896, e que aos 11 anos já havia publicado seu primeiro artigo a respeito de um pardal. Formou-se em Ciências Naturais na Universidade de Neuchatel em 1918, sua tese de doutoramento em Malacologia.
Piaget rejeitavaos pensamentos de alguns filósofos como Descartes que acreditavam que as idéias eram inatas na mente do homem e de conceitos behavioristas onde se afirmam que todo o conhecimento provinha do ambiente, através dos sentidos.
Piaget trabalhou com crianças a mais de meio século, um dos mais importantes dentre os pensadores que vivem (viveram n sei se está vivo) em nossa época, suas idéias sobre odesenvolvimento da cognição nas crianças tem afetado a pesquisa, os programas pré-escolares, os métodos parentais, o planejamento de currículos e muitas outras áreas da psicologia e da educação. Segundo Pulaski “Piaget vem trazendo luz à nossa compreensão de seu crescimento intelectual. O pensamento, o conhecimento, a imaginação, a percepção, a memória, o reconhecimento, a abstração e a generalizaçãosão processos que incluem todos sob o termo cognição, que se refere a todas as atividades intelectuais da mente”.
Os primeiros trabalhos de Piaget foram traduzidos para o inglês por volta de 1920, suas teorias não foram bem recebidas, causavam muito espanto e descrenças, estas desconfianças se davam pelo pequeno volume de casos estudados.
Havia um conflito com os Estados Unidos onde apsicologia tem como base o condicionamento conforme a teoria behaviorista.
Piaget era contrário às outras teorias e por esta razão pode se afirmar que ele não era nem nativista, nem empirista. A seu ver o conhecimento se desenvolve durante um longo e lento processo, ele acredita que a chave para o estudo do conhecimento é uma abordagem do desenvolvimento.
Após anos de estudo Piaget formulou suateoria desenvolvimento cognitivo, onde ele classificou como estágios de acordo com a idade das crianças as estruturas ou organizações de ação e pensamento características que tratam do seu desenvolvimento e de suas capacidades de acordo com sua idade.
A adaptação foi um dos estágios que Piaget definiu como a essência do funcionamento intelectual e do funcionamento biológico, e a organização é ahabilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes, sendo que a adaptação ocorre através da organização.
A adaptação consiste em dois processos o de assimilação que é o processo de entrada, sejam sensações, alimentos ou experiências, este processo é balanceado pela acomodação que é o processo de saída, onde nos dirigimos para o meio. Estes dois processos funcionamsimultaneamente em todos os níveis biológicos e intelectuais, possibilitam o desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo.
Piaget realizou experimentos onde verificou que quando se dá um chocalho ao bebe ele tenta assimilá-lo a boca enquanto o acomoda ao seu tamanho e formato, este processo pode ser definido como um mecanismo de crescimento e aprendizagem no desenvolvimento cognitivo, podemosdizer que ocorre um equilíbrio, onde este equilíbrio produz uma coordenação balanceada entre a assimilação e a acomodação. A equilibração é um processo auto-regulador que é o ponto principal da teoria de piagetiana do desenvolvimento cognitivo, sua função é produzir uma coordenação balanceada entre a assimilação e a acomodação, Piaget concebe esse processo como sendo o mecanismo de crescimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!