Psicologia da educação

Páginas: 116 (28850 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
MATÉRIA = PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Conceito geral psicológico da educação
Entendendo o Trabalho do Psicólogo

Hoje em dia encontramos psicólogos trabalhando nas mais diversas áreas: universidades, escolas, hospitais, indústrias, organismos do governo, organizações religiosas, etc.

Por meio da definição de Psicologia, poderemos saber o que faz o psicólogo nas diversas áreas em que atua.Atualmente, a Psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar, brincar, passear, etc. Estamos sempre nos comportando de uma maneira ou de outra. Em primeiro lugar, o psicólogo vai procurar compreender o comportamento, isto é,verificar os fatores que levam alguém a comportar-se de um jeito e não de outro.

Na medida em que consegue compreender e explicar o comportamento das pessoas, o psicólogo pode ajudar essas pessoas a se conhecerem melhor, a se comportarem de maneira a se sentirem mais realizadas, mais satisfeitas.

1.1 Áreas de atuação do psicólogo

Vejamos alguns exemplos de atuação do psicólogo.

No campoda medicina, o psicólogo pode realizar pesquisas sobre os efeitos de medicamentos no comportamento humano, sobre a origem psíquica de muitas doenças, sobre os efeitos do isolamento físico no estado de saúde, sobre as causas de certos desajustamentos mentais, etc.

Na indústria, o psicólogo pode estudar as condições que aumentam a eficiência e diminuem a fadiga e os acidentes. Assim, podeanalisar a influência de fatores como a luminosidade, o barulho, a ventilação e a distribuição dos trabalhadores e das máquinas sobre o comportamento de cada um. Os resultados desses estudos podem contribuir, por exemplo, para aperfeiçoar as máquinas, no sentido de torná-las mais adaptadas à atividade humana.

Na educação, dois aspectos merecem atenção especial do psicólogo: o estudo das diversasclasses de desenvolvimento das pessoas e o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil.

1.2 Os procedimentos mais utilizados em Psicologia

Numa escola de Ensino Médio, grande parte dos alunos de uma classe do noturno obteve notas baixas em matemática. A psicóloga chamada para estudar o caso conversou com várias pessoas envolvidas e ouviu diferentesexplicações para o fato.

Professor: “Os que tiraram notas baixas são desinteressados, não prestam atenção nas explicações, não estudam”.

Um dos alunos: “O professor não explica direito a matéria, a gente pergunta alguma coisa e ele manda prestar mais atenção e estudar’’. Outro aluno: “O problema é o seguinte: nós trabalhamos de dia e quando chegamos à escola não temos mais condições de aprendercoisa alguma”.
Diretor: “Esses alunos não querem nada com nada, estão aqui só para conseguir o diploma”.

Mãe de um aluno: “Olha, meu filho se esforça muito, estuda sábado e domingo e assim mesmo tira nota baixa. Acho que ele não tem capacidade para estudar”.

Depois de ouvir essas manifestações tão diferentes entre si, a psicóloga inicia outras etapas do estudo: aplicação de um questionário atodos os alunos da classe, para levantar suas opiniões sobre as causas das notas baixas; análise e registro da situação familiar e das condições de estudo e de trabalho de cada um dos alunos, por meio de entrevistas com eles e com os pais; observação das atitudes do professor e dos alunos durante as aulas; divisão da classe em duas turmas: uma delas passa a ter aulas de matemática com outroprofessor; observação das atitudes do novo professor e dos alunos durante as aulas.

Concluída sua pesquisa, a psicóloga verificou que:

 Os alunos foram unânimes em declarar que estudavam matemática, mas que, apesar disso, não entendiam a matéria;
 Embora trabalhassem, os alunos mostravam-se interessados e, segundo depoimentos dos pais, estudavam nos fins de semana;
 Os alunos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!