Psicologia da educação

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
O equilíbrio através da recreação enquanto fator de desenvolvimento
psicomotor e afetivo



Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção deproblemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo,levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas esócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.A preocupação do professor não deve ser somente em transmitir conteúdos, mas educar com carinho, com amor. Educar para a vida. É condição, porém, que ninguém busque atividades educacionais comoprofissão sem amar o humano.
Assim, a psicomotricidade como ciência da educação, procura educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência. Numa relação deatividades educacionais, percebe-se que quanto mais a relação aluno-professor se fortalece no âmbito afetivo, tanto mais será o resultado positivo da aprendizagem. E dentro do contexto de atividadesrecreativas e lúdicas, a possibilidade dessas relações se fortalecerem torna-se maiores por causa da proximidade das propostas de tarefas que são aludidas nesses momentos.
É preciso que os profissionaisse apropriem da importância da psicomotricidade na formação do indivíduo, bem como criar alternativas para ampliar o repertório de atividades para um desenvolvimento de qualidade social.Verifica-se muitas vezes a necessidade de aprofundar-se em experiências recreativas e lúdicas, tornando isso em estímulo para que a prática de sala de aula se torne enriquecida e harmoniosa.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Psicologia da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!