Psicologia da educação no brasil

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da Psicologia no final do século XIX estimulou o incremento da Psicologia da Educaçãonas três primeiras décadas do século seguinte, com relevânciapara as pesquisas experimentais da aprendizagem; para o estudo e a medida das diferenças individuais e para a psicologia da criança.Até meados do século passado, a Psicologia da Educação, como disciplina autônoma,foi amais importante das ciências da Educação. A partir daquele período, o cenário se transformou com o questionamento sobre a aplicabilidade das teorias da aprendizagem e com o estabelecimento de novas disciplinas tão proeminentes para a Educação, quanto à própria Psicologia da Educação.
Na década de 70, daquele século, a Psicologia da Educação assumiu uma faceta multidisciplinar, que mantém até aatualidade, como um ramo, tanto da Psicologia, como da Educação, percebida como uma área de investigação dos fenômenos educacionais a partir de um entendimento psicológico e não como uma simples aplicação da Psicologia a Educação.
No Brasil, a Psicologia associada aos experimentos laboratoriais marcou o surgimento da área, no início do século passado. Posteriormente, na segunda metade domesmo,predominaram as tendências psicométricas. Durante décadas, mesmo com alguns nuances de avanço, a Psicologia exercida no Brasil era basicamente comprometida com o conservadorismo e o “status quo”. Somente com o fim da ditadura militar e a consequente recondução do país ao regime democrático,foram formuladosnovos questionamentos e ações no âmbito da Psicologia da Educação, permitindo pensar maiscriticamente a realidade educacional.

2. DESENVOLVIMENTO

No final do século XIX, oFuncionalismo norte-americano originoua Psicologia da Educação, com uma óticautilitarista, um viés pragmáticona resolução das demandas educacionais nos Estados Unidos.Em 1905, na França,Alfred Binet e Théodore Simon desenvolveram um teste de inteligência para aferir o desempenho dos alunos e a Psicologia foicompreendida como panaceia para a educação, sofrendo o consequente desgaste, com a constatação que isto não erafato.
Posteriormente, a Psicologia da Educação se destacou em função de estudos relacionadosapsicologia da criança, a medida das diferenças individuais e a aprendizagem. No início dos anos 50 do século XX, amplioudemais o seu campo de atuação, descaracterizando seus limites e seu objeto deestudo, portanto, sua identidade. Na mesma década,o número de escolas com visões distintas e o surgimento de disciplinas conexas tais como a Sociologia da Educação, abalizou a incapacidade da Psicologia da Educação de responder aos questionamentos levantados pela Educação. No final período em tela, o cenário histórico-social,acarretou um maior aporte de recursos para a Educação, repercutindo paraaPsicologia da Educação, que delimitou seu objeto de estudo, especificou seus conteúdos ecultivou novos aspectos na seara educacional, culminandocom estudos agudos no âmbito da aprendizagem nas três últimas décadas daquele período.
No Brasil, a Psicologia se instituiu a partir de uma forte ligação com a Educação, fazendo com que a Psicologia da Educação precedesse a Psicologia.
O pensamentopsicológico no Brasil colônia estava, em regra, vinculado ao da Metrópole. Sob o regime imperialasmudanças jurídico-políticas repercutiram na Psicologia da Educação, vinculada, a partir daí, as Escolas Normais,faculdades de Medicina e hospitais psiquiátricos, com a disseminação nestes,ligada, visceralmente, à Medicina.
A criação, em 1924, da Associação Brasileira de Educação, ampliou a discussãosobre os problemas educacionais, acarretando,inclusive, a introdução da Psicologia nas Escolas Normais e o seu entendimento como base do ensino primário, preconizado pela “Escola Nova”(1925-1950),movimento comfulcro no pensamento liberal, que, a par de enfatizar o papel da educação na construção de uma sociedade democrática,desmobilizou os movimentos populares e foi sustentáculoda ditadura Vargas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia da educação no Brasil
  • A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • Como a Psicologia da Educação surgiu no Brasil?
  • A psicologia da educaçao no brasil
  • Ciência e senso comum. Áreas do conhecimento. Psicologia cientifica. Psicologia da Educação no Brasil
  • Ciências e senso comum. Áreas do conhecimento. Psicologia científica. Psicologia da Educação no Brasil.
  • A PSICOLOGIA NO BRASIL
  • Psicologia no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!