Psicologia da educação - conceitos

Páginas: 17 (4190 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Psicologia da Educação

1-Introdução a Psicologia da Educação

Psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo dofuncionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social)

2- Desenvolvimento psicológico e educação

2.1- O desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo nada mais é do que um desenvolvimento no conhecimento. Todos os dias tem-se um tipo de conhecimento e ao aprofundar-se nesse conhecimento, temos o desenvolvimento cognitivo. Com acognição colocam-se em prática tudo aquilo que se aprende desenvolvendo o raciocínio, a reflexão, o entendimento, a inteligência e o intelectual. O desenvolvimento cognitivo beneficia os bebês, as crianças, os adolescentes, os jovens, adultos e idosos.

2.2.2- Introdução à teoria construtivista de Jean Piaget

Uma das teorias mais importantes na Educação atual, a Teoria Construtivista, surgiu apartir das experiências do biólogo suíço Jean Piaget, que observando crianças desde o nascimento até a adolescência, percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive rompendo assim os paradigmas da educação.

Essa teoria veio para romper com os paradigmas da educação, através das ideias de Jean Piaget, no qual se fundem as correntes educacionais existentesaté então, a apriorista e a empirista.

Tendo por base essas afirmações, pode-se entender que a Teoria Construtivista é uma teoria educacional, que surgiu a partir dos estudos de Piaget, no séc. XX, onde este pesquisou como o conhecimento é formado na mente, desde bebes, observando como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca indoaté a idade de adolescentes, onde já temos o início de operações de raciocínio mais complexas. Destas observações, feitas de forma sistematizadas com uma metodologia de análise, denominada o Método Clínico, Piaget estabeleceu as bases de sua teoria, a qual chamou de Epistemologia Genética.

2.2.3- Conceitos Fundamentais da teoria piagetiana

A Epistemologia Genética é uma fusão das teoriasexistentes, pois Piaget não acredita que todo o conhecimento seja, a priori, inerente ao próprio sujeito (apriorismo), nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca (empirismo); de acordo com suas teorias, o conhecimento, em qualquer nível, é gerado através de uma interação radical do sujeito com seu meio, a partir de estruturas previamente existentes no sujeito.Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto de certas estruturas cognitivas inerentes ao próprio sujeito - S como de sua relação com o objeto - O, não priorizando ou prescindindo de nenhuma delas.

São três elementos fundamentais: a estrutura, que se refere aos aspectos biológicos, formada por esquemas assimiladores; a função (funcionamento), que trata das tendências básicas da espéciedeterminada por mecanismos de assimilação e acomodação e o conteúdo, que se refere aos dados comportamentais, ou seja, o conhecimento que o sujeito é capaz de construir no processo adaptativo.

A relação entre estas duas partes S - O se dá através de um processo de dupla face, por ele denominado de adaptação, o qual é subdividido em dois momentos: a assimilação e a acomodação. Por assimilaçãoentende-se as ações que o indivíduo irá tomar para poder internalizar o objeto, interpretando-o de forma a poder encaixá-lo nas suas estruturas cognitivas. A acomodação é o momento em que o sujeito altera suas estruturas cognitivas para melhor compreender o objeto que o perturba. Destas sucessivas e permanentes relações entre assimilação e acomodação (não necessariamente nesta ordem) o indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos da Psicologia da Educação
  • conceito de psicologia
  • Conceito da psicologia
  • CONCEITO PSICOLOGIA
  • Conceito de Psicologia
  • conceitos de psicologia
  • conceito psicologia
  • Conceitos da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!