Psicologia da Delinquência - Psicologia aplicada ao Direito

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2015
Faculdade de Ilhéus
Matéria: Psicologia aplicada ao Direito
Direito Noturno – 2 ª Semestre
Estudante: Paulo Landi

Psicologia da delinquência
Esse texto é um resumo dos entendimentos do capitulo XII(Normas gerais da terapêutica da delinquência) do livro de Mira y Lopez “Manual de Psicologia Jurídica”. Para a abordagem do tema o autor divide o texto em 4 partes ao quais detalharei em minhaanalise:
a) Profilaxia do delito.
O primeiro entendimento essencial tratado no tópico é que antecede o ato delituoso uma serie de fatores internos no indivíduo também conhecido como “intenção dos novefatores”, os mesmos que norteiam as modalidades das ações pessoais em geral. Então, o ponto chave para a profilaxia do delito seria então métodos de manutenção dos limiares envolvidos com o atodelituoso.
Desde já, deve-se compreender que o delito é nada mais do que um desvio de conduta, produzidas por um choque entre as tendências individuais e do ambiente, considerando ambos os fatores na mesmaimportância para a temática. Assim, para profilaxia eficaz, é necessário se atentar não somente a fatores internos, mas também externos, pois ambos influem de maneira igual.
Para uma real visão da questãoé importante também que seja afastada a crença da existência de delinquentes natos, uma vez que sob determinada perspectiva o delito se encontra de forma potencial em todos os indivíduos, havendo elesido certamente praticado por todos, mas em graus diferentes. Assim, a classificação dos indivíduos deve estar em mais resistentes ou menos resistentes às tendências delituosas, sendo matéria daprofilaxia a inibição das tendências primitivas observando os limiares que foram inicialmente citados nesse resumo.
Tendo em vista tais princípios levantados o autor coloca como auxiliares da profilaxiado delito a conscientização dos direitos e deveres sociais, a elevação da razão, da civilidade e o temor às coerções decorrentes do delito. Para tais resultados são indicadas, pelo autor, uma serie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Trabalho de psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito
  • Psicologia aplicada ao direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!