Psicologia Da Aprendizagem27 03 2012

821 palavras 4 páginas
Psicologia da Aprendizagem 27-03-2012
Perspetiva Cognitiva ou processamento de Informação

Contextualização – Conceito da Inteligência QI
Início do séc. XX em Paris com Alfred Binet – primeiro teste de inteligência, quando faz o teste fala do conceito – idade mental – idade em que um conjunto de atividades é feito pela maioria das crianças independente da idade.
Anos mais tarde nos EUA – Terman faz uma conta QI IM 100, temos valores que nos dão uma distribuição normal numa população. IC

Mais tarde, nos EUA fez o primeiro teste de QI só para a infância. Wechler faz 2 escalas de inteligência. 2 Questões - Utilidade, para que serve?
Uma das razões é a relação que tem mostrado com o sucesso escolar, os valores de QI tem uma correlação com o sucesso escolar. Temos fatores sociais, culturais e familiares.
A outra questão – sucesso em geral – Terman fez um estudo de folow-up (seguimento ao longo dos anos na psicologia, 50 anos), começou com crianças de 5,6 anos até ao 50, 60 anos. No início do séc. XX, pega em crianças sobredotadas e outras normas, as sobredotadas tem sucesso escolar mas também mais sucesso social, a nível de liderança, com cargos elevados. Pegou em 3taxas, divórcio, alcoolismo e crime e os sobredotados tem menos taxa.

Outra questão – ADN versus Meio – é herdado ou adquirido?
Há uma predominância da genética em relação ao meio. Aqui fala-se de inteligência lógica – matemática –puzzle; verbal- perguntas de cultura.
O meio pode influenciar como:
1- Estimulação familiar (pode alterar alguns pontos de QI durante a vida; escolas, conversas)
2- Reforço ao desempenho cognitivo ( há famílias que não se interessam pelas notas, mas há outras que querem saber se os alunos aprendem
3- Expetativas – ter elevadas expetativas face ao desempenho cognitivo (ex: pai dizer: tu és capaz de fazer melhor)

Gardner – não faz sentido falar em inteligências nas sim em inteligências múltiplas, estamos a falar de aptidões, competências que são treináveis.

Relacionados