psicologia da aprendizagem

Páginas: 9 (2065 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014



ATPS de Psicologia da Aprendizagem


Teoria da Psicanálise
Autor principal:
Sigmund Freud (1856-1939)
Conceito da teoria:
A psicanálise é um método criado pelo médico e neurólogo Freud, que tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais. Tem por base a análise dos conflitos sexuais inconscientes que originados durante a infância. As fases de desenvolvimentopsicoafetivo da criança.
Fase oral- 0 a 1 ano.
Fase anal- 1 a 3 anos.
Fase fálica- 3 a 5 anos.
Fase de latência- 5 a 11 anos.
Fase genital- adolescência e fase adulta.



Postura do professor e sua relação com o aluno:
O foco está sobre a dimensão cognitiva e nos aspectos intelectuais do aluno. O professor precisa ajudar o aluno a buscar o equilíbrio na construção do “eu”(ego), para que aaprendizagem possa ocorrer de forma eficaz, mas para isso deve conhecer o processo de funcionamento de seus alunos e não excluir-se desse processo.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
O educador precisa ajudar o educando a buscar o equilíbrio na construção do “eu”. O professor, pelo menos nas sérias iniciais, atua como uma espécie de figura substituta dos pais - herda sua autoridade e ossentimentos que a criança dirige a eles. Sendo a relação familiar um paradigma da relação professor-aluno.

Metodologias de ensino e aprendizagem:
Ambos estão atrelados a afetividade.

Formas de avaliação:















Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Autor Principal:
Jean Piaget (1896-1980)

Conceito da Teoria:
De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivohumano é dividido em 4 estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
Postura do professor e sua relação com o aluno:
A função do professor é ser mediador do conhecimento, tendo a convicção que o aprendiz é que produz a aprendizagem. Segundo Piaget o professor deve avaliar os conceitos errados dos alunos considerando a interpretação do mundo, dos fatos, e érealizada de forma qualitativamente diferente nos estágios de desenvolvimento, quer do ser, quer da espécie.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
Os estudos de Piaget nos mostram que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento ocorridas por meio da maturação e de aquisições. O conhecimento dessas possibilidades pode possibilitar aos professores oferecerestímulos adequados a um maior desenvolvimento do aluno. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
Metodologias de ensino e aprendizagem:
A aprendizagem é um processo construído internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito. Além de ser um processo dereorganização cognitiva, no qual os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Conforme Piaget, para que aconteça a construção de um novo conhecimento, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais, ou seja, conceitos já compreendidos precisam passar por um processo de desorganização para que possam novamente, a partir de uma perturbação, sereorganizarem estabelecendo um novo conhecimento
Formas de avaliação:
De acordo com a proposta construtivista, avaliar é acompanhar e valorizar todo o processo de construção do conhecimento do educando, sendo que a avaliação se dá no âmbito qualitativo e não no quantitativo. Através da observação o educador acompanha o desenvolvimento dos educandos e ajuda-os em suas dificuldades. Do ponto de vistaPiagetiano, os conceitos são construídos num processo de auto-regulação e os erros fazem parte deste processo.






Teoria da Aprendizagem
Autor Principal: Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1934)
Conceito da teoria: A aprendizagem é uma constante busca de significados. Esta se dá a partir dos acontecimentos já vividos pelos alunos e que significado procuram construir. De acordo com a Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia e aprendizagem
  • psicologia na aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia de aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!