psicologia da aprendizagem

Páginas: 4 (834 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014

Débora da Silva Gramoza


Respostas de Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem

1-
Segundo a abordagem behaviorista da aprendizagem, o desenvolvimento de comportamento geralmente serealiza mediante a técnica de modelagem por aproximações sucessivas,que consiste no reforço seletivo das respostas semelhantes à resposta final esperada.
O princípio explicativo do condicionamentooperante,segundo Skinner,refere-se ao fato de as pessoas aprenderem com as consequências de suas ações, o que leva a repetir o comportamento satisfatório e a evitar os que lhes trazem insatisfação.Esta teoria é muito simples: nós somos naturalmente capazes de reagir a estímulos, dos quais não precisamos estar conscientes de que objetivos têm; e a nossa resposta, a depender da consequência queproduza, poderá ou não ser mantida em nós como aprendizado.
Lembrando que todas estas teorias foram experimentadas com animais e depois foram aplicadas a seres humanos. Comprovadamente são eficazes nocontrole do comportamento e sofisticaram-se com o passar do tempo na intenção de provar que o comportamento pode ser moldado. Skinner desenvolveu o behaviorismo radical, o qual propõe-se a explicar ocomportamento animal (humano e não humano)com base no modelo de seleção por consequências e nos princípios do comportamento postulados pela Análise Experimental do Comportamento (AEC).

2-
ParaVygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar;a zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar; a zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.

3-
Oprofessor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços nos conhecimentos que ainda não aconteceram. Para Vygotsky, o erro deve ser visto pelo professor como parte do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia e aprendizagem
  • psicologia na aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia de aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!