psicologia da aprendizagem

Páginas: 20 (4910 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM.


Célia da Silva e Silva – RA: 1299168732
Maria Viana Alves- RA: 5544126077
Michely Pereira Cardoso – RA: 5534102894
Paulo Henrique R. de Freitas – RA:6318199514

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologiada Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti

VALINHOS/SP
Junho/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar ao curso de pedagogia a capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidades para escrever, ler,consertar alguma coisa, dançar, etc. Segundo Bock, Furtado e Teixeira “na psicologia há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino, etc.” São diversas situações que não podem ser englobadas em um só conceito.
Na teoria docondicionamento está a teoria que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que esta é uma conexão entre o estimulo e a resposta.
As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano de organização interna doconhecimento.

2- Qual a importância da psicologia para a pedagogia
Existe atualmente uma coincidência em sublinhar, a partir de concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento chave da educação escolar. Estas coincidências são sem duvida, surpreendentes na medida em que as praticas educacionais, tanto as escolares como os nãosescolares, constituem um âmbito de conhecimento de atividade profissional melhor propenso a polemizar.
Na realidade, a ideia, ou melhor, dito, algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem significativa, contam com inúmeros antecedentes na historia do pensamento educacional.
Podemos nos remeter em primeiro lugar, a tradição centrada na criança, os movimentos pedagógicos, emsegundo lugar, cabe mencionar a tradição mais recentes, da hipótese da aprendizagem por descobrimento, desenvolvida nos anos sessenta, e das propostas pedagógicas que defendem o principio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios, em terceiro lugar, podemos citar as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação:” O principiofundamental dos métodos ativos, compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção” ( Piaget 1974).
Em uma tradição de pensamento distinta das anteriores, encontramos, por exemplo, os estudos e investigações sobre a curiosidade epistêmica e a atividade implorativa no domínio das teorias da motivação. De um ponto de vista pedagógico, isto conduz a proposta de confrontar o aluno com situações quepossuem uma serie de características (novidade, complexidade, ambiguidade, incongruência, etc.). Lembre-se, por exemplo, a insistência dos autores humanistas em aprender perceber, a conhecer, a sentir a vida e a própria identidade, como objetos fundamentais da educação. Dai que a educação se transmite habitualmente nos centros escolares seja impessoal, concentrada no professor,extrínseca, utilizariadiretiva e, em ultima instancia irrelevante para as necessidades individuais do aluno.
Antes da aprendizagem extrínseca, há outra que ocorre a margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais. E através destas experiências pessoais de uma serie de aprendizagem fundamental intrínseca que aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia e aprendizagem
  • psicologia na aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia de aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!