Psicologia Comunitária

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
REFERÊNCIA
Site da Pesquisa: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v15n3/v15n3a02.pdf Acessado em: 06/04/2014
ORNELAS, J. Psicologia Comunitária: Origens, Fundamentos e Áreas de Intervenção –Análise Psicológica (1997), 3 (XV): 375-388.

O artigo em questão trata de assuntos da psicologia comunitária, no que diz respeito a suas origens, seus fundamentos e áreas de intervenção. Quanto àsorigens a psicologia comunitária surge em meados da década de 60, inspirada em modelos da II guerra mundial e pesquisas a relacionam com saúde mental e problemas sociais.
Dentro da psicologiacomunitária temos algumas prioridades, tais como; Intervir a nível de prevenção primária, intervir a nível de comunidade e intervir numa perspectiva de mudança. Rapport (1977) é um autor citado no textoque enfoca a psicologia comunitária como uma mudança de paradigma, sendo que torna-se necessário saber como as questões são levantadas e que método é utilizado para que se obtenha respostas.
Ospsicólogos da área comunitária construíram uma nova visão da área, que traz como principal objetivo o estudo, o conceito e a intervenção nos processos pelos quais as comunidades, pudessem melhorar o estadopsicológico geral dos sujeitos que nela vivessem.
Quanto aos fundamentos podemos citar ecologia, pois pressupõe-se, que o ambiente exerce efeitos no comportamento humano, sendo possível definirpopulação como o grupo de indivíduos e comunidade como onde estes indivíduos vivem. Temos também a teoria da crise, é possível entender que as situações de crise, provém de uma falha na socialização ou dedificuldades de resposta as circunstâncias. No que diz respeito ao suporte social é necessário deixar claro que os indivíduos em situação de isolamento que não fazem parte de nenhuma rede social, ficamextremamente vulneráveis.
Sobre as áreas de intervenção podemos citar a intervenção social propriamente dita que trata de influências, orientações ou ações concretas no sentido de modificar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comunitaria
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITARIA
  • psicologia comunitária
  • pSICOLOGIA cOMUNITÁRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!