Psicologia Comunitária

Páginas: 9 (2079 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA






SÃO PAULO
2013
DEFINIÇÃO PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Segundo Góis (1993) é uma área da psicologia que estuda a utilidade do psiquismo decorrente do modo de vida, do lugar ou comunidade.

A psicologia comunitária é uma nova forma de pensar a praticar psicologia distinta da tradicional.

Afirma Maria de Fátima Quintal de Freitas, docente de mestrado empsicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, que houve uma grande evolução do conceito de comunidade em psicologia das representações e práticas dos psicólogos, e observa que a principal fonte de definição da área da psicologia comunitária na década de 1960 à 1970 vinculava-se à pratica comprometida com a perspectiva de libertação sócio política da população.

Já nos cursos da décadade 1980 à 1990 esta perspectiva se modificou a partir de transformações no próprio sistema de saúde pública no país.

Estas transformações se tornam mais evidentes a partir da própria mudança de denominação, tendo em vista que a psicologia na comunidade passa a ser denominada psicologia da comunidade, assumindo-se assim a proposta de deselitizar, e se ligar mais às condições da vida popular,tem como objetivo a transformação do indivíduo em sujeito.

Na noção de psicologia segundo Andrey (2001) a palavra comunidade vem sendo usada para designar a instrumentalização e técnicas psicológicas que possam contribuir para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Os objetivos dos estudos da psicologia comunitária são:

a) sistema de relações e representações;
b) identidade;c) níveis de consciência;
d) identificação;
e) freqüência dos indivíduos ao lugar, comunidades e aos grupos comunitários.
É um movimento de aproximação do cotidiano das pessoas, principalmente nos bairros e instituições populares. Privilegia o trabalho com grupos colaborando para a formação crítica e para a construção de uma identidade social e individual orientada por preceitos eticamentehumanos.

Para Freitas (1999) os instrumentos utilizados e construídos para intervenção e desenvolvimento do trabalho, podem constituir-se de:

a) entrevistas (muitas vezes coletiva),
b) conversas informais (em bares, praças, caminhadas, etc),
c) visitas às casas da população ou alguma festividade,
d) diários de campo (registro de acontecimentos importantes, idéias que possam contribuirpara ações),
e) resgate histórico e cultural da comunidade.

O termo " psicologia comunitária" ainda é bastante novo e amplo, sendo por isso mesmo de difícil conceituação. O termo em sí é ambíguo e varia de acordo com o referencial teórico considerado com/ou práxis do psicólogo que o define.

A psicologia comunitária é um saber em construção, pragmático, derivado da psicologia social.(ANTONI MASPEI DE ARAÚJO GOMES, da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

São comuns os termos: 'Psicologia na comunidade (Bender, 1978)"; "Psicologia do desenvolvimento comunitário (Escovar, 1979)"; 'Saúde Mental Comunitária (Beringer, 1982)'; "Psicologia comunitária/na comunidade (Bonfin, 1992)".

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NA AMÉRICA LATINA

Contra esta noção de um sujeito utilitaristatravestido de social - na expressão de Glória Gohn (1997) - o pensamento político organizado em torno da noção de bem comum, a partir dos identificados como comunitaristas, foi extremamente importante, pois não deixou o político e as concepções sobre participação nas mãos do utilitarismo liberal, apontando, assim, para uma das noções sobre sujeito político mais importantes para o pensamento social, “a deque o campo do político é onde nós podemos reconhecer a nós mesmos como participantes de uma política comunitária” (Mouffe, 1993, p. 61). E é neste contexto, que podemos refletir sobre a PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NA AMÉRICA LATINA. A PCLA1 possui uma história bastante distinta de sua irmã Norte-americana, sobretudo porque ela incorporou características históricas, sociais e políticas dos países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comunitaria
  • Psicologia Comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITARIA
  • psicologia comunitária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!