psicologia comunitária

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
1) O que aconteceu com o saber e o saber-fazer que as comunidades primitivas ou os povos e grupos leigos em geral produziram e acumularam durante sua experiência de vida?
O saber e o saber-fazer aolongo do tempo foram se somando, ou seja, na medida em que o tempo passava ocorreu um intenso processo de produção do conhecimento. Como resultado observa-se os constantes avanços nos mais diversoscampos do conhecimento como nas ciências da natureza, ciências formais e na tecnologia, além dos conhecimentos adquiridos sobre o próprio funcionamento da civilização.
2) O que significa" divisãosocial e técnica do trabalho e do saber", e por que se diz que as ciências, as disciplinas e seus experts estão em geral a serviço das classes e grupos dominantes?
Esta organização de trabalho e do saberencontra-se estabelecida à partir da necessidade de produção de bens materiais considerados indispensáveis à sobrevivência. A definição, dentro de uma dada sociedade, daquilo que se pode compreendercomo necessidade básica na verdade é produzida, gerando uma demanda modulada, fazendo com que o mínimo necessário aos indivíduos dentro desta sociedade este subordinada a interesses de grupos e classesdominantes e que por esta razão utilizam-se do saber daqueles ditos experts, levando a coletividade a achar que precisam de algo de acordo com o que estes experts dizem que precisam e os gruposdominantes oferecem.
3) O que significa auto-análise e autogestão?
Auto-análise
Os indivíduos e coletivos possuem saberes, assim como faculdades e instrumentos para produzi-los, de acordo com suasdificuldades e potencialidades para colocar e resolver os problemas de sua organização para a Vida. Entretanto, o que hoje se observa, é o predomínio dos conhecimentos, saberes e procedimentos produzidospela Ciência e a tecnologia administrativa, em detrimento de outros tipos de saberes. Com isso, os tecno-burocratas têm imposto, mais ou menos sutilmente, às comunidades, seus valores, sem dar-lhes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comunitaria
  • Psicologia Comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITARIA
  • pSICOLOGIA cOMUNITÁRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!