psicologia comportamental

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Universidade Paulista
Curso de Psicologia
Psicologia Geral-Experimental










Esquema de Reforçamento do nível operante e reforçamento contínuo feito com um rato virtual










São José dos Campos
Abril de 2013
RESUMO
Este relatório trata-se de uma atividade prática sobre comportamento, que foi realizado no laboratório de informática da Universidade Paulista,campus São José dos Campos. No local, trabalhamos com um rato virtual da Caixa de Skinner, observando seus comportamentos em determinadas situações. O processo de aprendizagem se dá por meio de comportamentos através de interação do sujeito com o meio. O Behaviorismo é a principal corrente teórica que estuda o comportamento humano e animal e tem como idealizador, Skinner que procurou explicar comofunciona o comportamento humano e de animais através da observação. A análise do comportamento nos dá a possibilidade de observar, analisar e controlar o comportamento. O objetivo deste trabalho é colocar em prática o que aprendemos nas aulas teóricas sobre Nível Operante, Modelagem e Reforçamento Contínuo, os quais foram trabalhados com o rato Sniff no laboratório. Para isso, utilizamos umprograma de computador, que continha a Caixa de Skinner com o ratinho. Anotamos todos os resultados e o colocamos em forma de gráfico para comparar os comportamentos antes e depois do reforço.


Palavras-chave: Caixa de Skinner; Nível operante; Reforçamento contínuo.

SUMÁRIO

Resumo........................................................................................................... 02Sumário........................................................................................................... 03
Introdução........................................................................................................ 04
Método............................................................................................................. 05Resultados....................................................................................................... 08
Referências Bibliográficas............................................................................... 09
Anexos............................................................................................................. 10















Neste relatório, abordaremos os temas práticos e teóricosestudados na aula de laboratório de Psicologia Geral-Experimental.
O enfoque será dado ao Behaviorismo Radical, que é o estudo do comportamento e afirma que o ambiente constrói o homem e determina as suas características.
Skinner, teórico do behaviorismo radical, adota a concepção de estímulo (mudança no ambiente) e resposta (mudança no organismo) e dá origem a uma nova espécie de comportamento:operante (organismo age sobre o ambiente e produz conseqüências sobre ele), respondente (alteração no ambiente produz resposta do organismo).
Na atividade prática sobre comportamento operante, pode-se notar como o ratinho da Caixa de Skinner, se comporta antes de ocorrer a modificação do ambiente. No treino ao comedouro, o ratinho aprende onde fica o local da comida. Na modelagem, ocorre o procedimentode várias aproximações de um comportamento-alvo, e o resultado disso é um novo comportamento. Então, reforçamos alguns comportamentos e excluímos outros. No reforço contínuo, todas as respostas-alvo são reforçadas.
O objetivo deste trabalho é observar como o ratinho se comporta antes e depois de modificar o ambiente em que vive e também aprender como treiná-lo e como ensiná-lo um novocomportamento utilizando o método do reforçamento.








MÉTODO

Sujeito/Participantes
Foi utilizado um rato virtual do programa Sniff e participaram do experimento duas estudantes do curso de Psicologia do 2º/3º semestre, ano 2013, da Universidade Paulista, todos sem contato prévio com a situação experimental. As idades das participantes são de 21e 35 anos.

Ambiente, materiais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental
  • PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
  • Psicologia Comportamental
  • Psicologia comportamental
  • Psicologia comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!