psicologia clinica

Páginas: 17 (4017 palavras) Publicado: 10 de março de 2014


AGRADECIMENTOS


Aos professores, pela orientação.
Aos colegas de classe, pelo auxilio quanto a dúvidas.
Aos amigos e familiares pelo incentivo.

DEDICATÓRIA

Dedicamos, primeiramente, a Deus por proporcionar saúde e perseverança para persistir neste objetivo e aos familiares, pelo apoio e incentivo para ingressar no curso de Psicologia e disponibilizar todos os recursosnecessários para a conclusão do mesmo.





















“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas,
mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Jung

RESUMO

Este estudo tráz um pouco sobre a história da psicologia clínica e o caminho percorrido para alcançar o espaço que possui hoje. Como forma de exemplificar o trabalho desde profissionalapresenta-se um caso de Mutismo Seletivo, seguido de Transtorno de Humor Bipolar. A necessidade de acompanhamento especializado foi percebida pelos pais quando a criança de cinco anos passou a apresentar comportamentos distintos ao habitual. Foram feitos inúmeros testes e parcerias para que se encontrasse a melhor forma de tratamento para que a criança voltasse a ter uma vida normal.PALAVRAS-CHAVE: Psicologia Clínica, Transtorno de humor bipolar, mutismo seletivo
Abstract

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 8

2. INÍCIO DA PSICOLOGIA. 9

3. ESTUDO DE CASO 12

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS 15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 18

APÊNDICES 19


1- Introdução
A psicologia sempre teve uma importância considerável para o homem, mesmo este não a percebendo muitasvezes. Ela é capaz de fazer com que o homem se autoconheça e se desenvolva, podendo assim, compreender suas próprias emoções. Mesmo não estando explícita em alguns casos, usa-se a psicologia para solucionar problemas do cotidiano seja entre casais, crianças, empresas, grupos e etc. Estando a sociedade atual em constante mudança, as pessoas passaram a se sobrecarregar física e emocionalmente,gerando uma necessidade cada vez maior de que se busque auxílio psicológico para lidar com esta forma de vida.
Foi desta necessidade que se desenvolveu a psicologia clínica, que por sua vez, tornou-se popular por sua forma de atuação, pois trata de forma clara psicopatologias e distúrbios comportamentais. Seu grande diferencial é a acessibilidade das diversas camadas sociais, que se deve,principalmente, ao fato de que, atualmente, professores, advogados e outros profissionais da área da saúde indicarem o psicólogo clínico para situações que fogem de suas competências, como em casos de dificuldades de aprendizagem, divórcios tumultuados, comportamentos prejudiciais ao próprio indivíduo ou a sociedade ou quando há suspeitas de traumas ou psicopatologias.
No presente trabalho, o capítulo doisapresenta, de forma mais clara, como se desenvolveu a psicologia, e de que forma a psicologia clínica está inserida na sociedade atual, suas especificidades, e a forma como ajuda o homem a se compreender. Durante o capítulo três, no artigo “Transtorno de Humor Bipolar: Diversas apresentações de uma mesma doença” é apresentado um caso específico sobre o desenvolvimento de um quadro de MutismoSeletivo que se relaciona ao quadro de bipolaridade em uma criança de cinco anos, e quais foram os estudos realizados e os melhores tratamentos possíveis para este caso. No capitulo quatro apresenta uma tabulação de dados sobre as áreas da psicologia e o material que é possível encontrar sobre elas. E então, nas Considerações Finais, capítulo cinco, apresenta-se quais foram os resultados obtidos nopresente estudo e as considerações possíveis ao analisar os dados apresentados ao longo do mesmo.
2- Desenvolvimento da Psicologia
Desde o início dos tempos, os pensadores buscam entender o homem e qual o seu papel no mundo. Vindo desta necessidade desenvolveu-se a Psicologia, tendo como objeto de estudos a subjetividade humana. A Psicologia é uma ciência que estuda o funcionamento psíquico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!