Psicologia clínica:

Páginas: 2 (258 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
Sobre a Psicologia Clínica:
1. Descreva algumas características da forma típica de atuação do psicólogo clínico (‘modelo clínico de atuação”).
O contato do profissional com asua clientela é feito pessoal e individualmente, a psicologia clínica é exercida em vários contextos, podendo o profissional aplicar os métodos e técnicas que a psicologiacientifica vem desenvolvendo ao longo de sua história.

2. Reflita sobre a seguinte afirmação: “a atuação do psicólogo clínico não se restringe ao consultório particular”.
A atuaçãodo psicólogo é ampla, podendo se desenvolver em Hospitais, Postos de Saúde, empresas e escolas com finalidades especificas em cada área de atuação.

3. Como você entendeu aafirmação do texto de que o modelo clínico tradicional de atuação não se mostrou apropriado para ser aplicado nos contextos de atuação mais recentes, especialmente na SaúdePública?
Porque o profissional se envolve no trato com grandes grupos de pessoas com necessidades específicas, o que inviabiliza a atuação do psicólogo no modelo clínico tradicional.4. Que características deveria ter a atuação do psicólogo nesses novos contextos, de acordo com os críticos do modelo clínico tradicional?
Deveriam estar voltados para apopulação em geral, para as comunidades e coletividades específicas, com objetivos preventivos, considerando-se as necessidades comuns a cada população, permitindo livre acesso aosprofissionais, especialmente o acesso das classes mais pobres.

5. Quais são as principais atividades do psicólogo clínico?
A psicoterapia e o aconselhamento que o psicólogoclínico realiza no consultório particular, com indivíduos específicos, passando pelas instituições públicas ou particulares de saúde (Hospitais, UBS, Caps, Ambulatórios, Clínicas).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica
  • psicologia clinica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!