Psicologia Clínica

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Emergência do conceito de psicologia clínica – os seus fundadores

Várias foram as contribuições para criar o “corpo” teórico, prático e técnico da psicologia clínica, e o verdadeiro início da disciplina. A psicologia clínica foi-se tornando numa área vigorosa e ampla da psicologia aplicada, numa renovação constante que expressa o seu dinamismo.
Três autores principais são considerados osseus fundadores, ainda que a sua ação não tenha sido imediatamente seguida − Witmer − ou que tenham utilizado muito pouco o próprio termo – Janet e Freud.
Lightner Witmer
História de vida

Lightner Witmer nasceu em 1867 na Filadélfia, Pensilvânia.
Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde, inicialmente, pensou seguir uma carreira em Direito, mas rapidamente optou por seguir Psicologia. Maistarde, Witmer obteve o seu doutoramento sobre Wilhelm Wundt, na Alemanha. Depois de completar o seu trabalho, Witmer regressou à Universidade da Pensilvânia onde se dedicou à pesquisa laboratorial, surgindo o seu interesse, em 1896, por uma psicologia “prática”. Neste mesmo ano abriu a primeira clínica psicológica e mais tarde publicou a obra “Clínica Psicológica” onde explicou o seu trabalho dosúltimos dez anos.
Em 1956 Lightner Witmer vem a falecer, após uma vida de grandes trabalhos, de intensas investigações e de uma incansável dedicação.
O seu contributo
Lightner Witmer, considerado o principal fundador do termo “psicologia clínica”, funda, em 1896, nos Estados Unidos da América a primeira Clínica Psicológica, onde juntamente com outros psicólogos desta época (que seauto-intitulavam de “clínicos”) trabalhavam, principalmente, com crianças que apresentavam problemas com a aprendizagem ou com a escola, e não com doentes ou indivíduos com perturbações mentais. As crianças com que Witmer trabalhava não eram “anormais”, apenas se encontravam-se num estádio de desenvolvimento mais baixo que as restantes.
Witmer considerava que as salas de aulas, o tribunal de menores, e asruas eram o grande laboratório de psicologia, ou seja, o grande campo de aplicação.
Visto que o termo “clínica” provinha da medicina, a tendência da época era pensar que a psicologia clínica era uma psicologia médica. Mas Witmer realçava a ideia contrária justificando que a escolha do termo “clínica” se deveu ao facto deste ser o melhor termo que encontrou para descrever o carácter do método quedesenvolveu.
A psicologia clínica era, no tempo de Witmer, um protesto contra a psicologia que derivava de especulações filosóficas. Para Witmer, a psicologia clínica era uma psicologia da prática em contexto, isto é, uma psicologia praticada em crianças reais com problemas reais.
Embora tivesse apresentado esta sua nova “disciplina” à Associação Psicológica Americana (APA), empregando os termos“psicologia clínica” e “método clínico”, a sua acção teve pouca apreensão, já que foi apenas em 1919 que a APA abriu uma secção clínica, cujos psicólogos clínicos tinham como tarefa o estudo dos casos individuais, a contribuição para o diagnóstico, a realização de avaliações e as terapias individuais ou de grupo.

Pierre Janet
História de vida

Pierre-Marie-Félix Janet, conhecidosimplesmente como Pierre Janet, nasceu em 1859 e faleceu em 1947, em Paris. Foi um psicólogo e neurologista reconhecido tanto na França como nos Estados Unidos, por desenvolver o tratamento clínico das doenças mentais. Determinado a ser professor, ingressou na escola em 1879. Leccionou, de 1882 até 1889, nos liceus de Châteauroux e do Havre. Durante este período preparou a sua tese de doutoramento empsicologia, a qual viria a ser apresentada em 1889.
Jean-Martin Charcot interessou-se pelo trabalho de Janet e como dirigia o hospital Salpêtrière decidiu criar para ele um laboratório de psicologia experimental naquela instituição. No mesmo ano, em 1889, Janet iniciou os seus estudos em Medicina, trabalhando com Charcot.
 Na Salpêtrière, Janet completou a tese para o seu diploma de médico, publicada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!