Psicologia clínica

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Referências Bibliográficas
AGUIAR,F. Método clínico: método clínico?Psicologia:Reflexão e Crítica,v.14,n.3,p.609-616.
BLEGER,J.Psicologia da conduta. 2. Ed.Porto Alegre: Artes Médicas,1984.
BOHOSLAVSKY,R.Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes,1993.
DUTRA,E.Considerações sobre o significado da psicologia clínica na atualidade.Estudo depsicologia, v.9, n.2, p.381-387,2004.

Gênero da obra
Em psicologia clínica de Irani Tomiato de Oliveira e Tereza Iochico Hatae Mito, o fato de a psicologia clínica se constituir em uma das áreas mais tradicionais do conhecimento e da atuação do profissional, no campo da psicologia pode dar a falsa impressão de que é fácil defini-la e conceituá-la. Na verdade,existe uma variedade de opiniões arespeito, que tem sofrido mudanças no decorrer do tempo e incluem até o questionamento a respeito do fato de ela se constituir ou não em uma área de atuação.A palavra “clínica” tem seu significado etimológico ligado “a beira do leito”,”a cabeceira do doente”(AGUIAR 2001),remetendo, portanto, ao modelo médico, ao diagnóstico e tratamento de doenças e á posição passiva e impotente dopaciente(DUTRA,2004).
Resumo
O termo “psicologia clínica” foi utilizado pela primeira vez em uma reunião anual da Associação Psicológica Americana,em 1896, por Lightner Witmer. Após estudar na Alemanha com Wilhelm Wundt, criador do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, Witmer concluiu que a psicologia deveria ser utilizada não só para o conhecimento da mente humana, mas para ajudar as pessoas aresolver problemas. Nos Estado Unidos, a psicologia clínica desenvolveu-se inicialmente ligada a área da educação, inclusive especial e, em seguida, ao tratamento de doentes mentais. As idéias de Freud e o desenvolvimento da psicanálise tiveram papel relevante, uma vez que permitiram a criação das primeiras técnicas psicoterapêuticas. Foi a década de 1940, no entanto, que assistiu a um grandeimpulso e desenvolvimento da psicologia clínica naquele país, em grande parte devido á segunda guerra mundial e aos investimentos no tratamento de suas graves consequências. No Brasil, somente na década de 1960 a profissão de psicólogo foi reconhecida legalmente, embora Soares(1979) considere que o primeiro trabalho na área da psicologia clínica tenha sido escrito por Odilon Goulart já em 1891: estudopsicoclínico da afasia. Nessa época em que o termo “psicologia clínica” já estava internacionalmente consagrado, ele sofria ainda grande rejeição no Brasil, especialmente na área médica, que considerava que qualquer função clínica lhe era primitiva(VELLOSO,1970). Tudo indica que essa discussão não se encerrou até os dias de hoje. Assim, muito psicólogos se intitulavam clínicos porque atuavam emclínicas ou consultórios particulares, mesmo para, por exemplo, realizar trabalho de seleção profissional. Por outro lado, psicólogos que trabalhavam em instituições algumas vezes tinham dúvidas quanto a se intitularem como clínicos. Fica evidenciada aqui uma distorção que tem suas consequências até hoje, apesar de tudo que já foi dito, escrito e discutido sobre o assunto. A década de 1970assistiu, no Brasil, á grande proliferação dos cursos universitários, o que incluiu os cursos de psicologia, que eram muito procurados. Muitos fatores contribuíram para as grandes mudanças que se foram desenhando a partir daí e que tiveram segmento durante a década de 1980. Vamos citar apenas alguns deles: a ampliação e a agilização dos meios de comunicação foram permitindo uma maior troca de informaçõescom outros países, nos quais a área estava mais desenvolvida; a psicologia foi se tornando mais conhecida por uma população mais ampla, o que gerou um aumento de demanda por seus serviços; a mudança na demanda não foi apenas quantitativa, mas também qualitativa, pois passou a ter origem em uma população muito diversificada, em termos econômicos e culturais, e quanto as queixas e dificuldades que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica
  • psicologia clinica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!