Psicologia clínica

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
PSICOLOGIA CLÍNICA

Sumário

1- Introdução...................................................................................... 4
2- Surgimento e características da psicologia clínica........................ 5
3- Atuação do psicólogo clínico......................................................... 7
4-Conclusão..................................................................................... 8
5- Referências bibliográficas............................................................. 9
6- Anexos.......................................................................................... 10

1 - Introdução

O referente trabalho tem por finalidade esclarecer as diversas maneiras de atuação da psicologia clínica, o objetivo buscado pelo profissional com o seupaciente, a importância deste trabalho tão necessário podendo proporcionar um bem-estar, tanto físico como mental e por fim, a conceituação da referente matéria que será esmiuçada do decorrer do trabalho, procurando-se diferenciar o seu papel frente à atuação de profissionais de áreas afins.
A psicologia clínica é um fazer de interação paciente-terapeuta, apesar de inicialmente ter tido umaabordagem exclusivamente psicanalítica.
O que se pode comentar a priori é o fundamental objetivo da área estudada, haja vista que o psicólogo clínico possui a especificidade de aperfeiçoar aspectos interpessoais e intrapessoais, além dos aspectos relacionados à história de vida do paciente. A ação desse profissional é requerida em situações de crise individual ou grupal, ou quando sucedemperturbações de comportamento ou personalidade.
Desta forma, a psicologia clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais.
Para a psicóloga Andréa Andrade (2009) a Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde e pode cumprir também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço para reflexão,com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida das pessoas.
Com isso, fica clara não só a importância, mas sobretudo, a dimensão da psicologia clínica.

2 - Surgimento e características da psicologia clínica

O termo “psicologia clínica” surgiu em 1907 com Lightner Witmer (discípulo de Wilhelm Wundt), que definia a psicologia clínica como “o estudodos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças”.
Apesar de ter sido o fundador da primeira clínica psicológica nos Estados Unidos, Witmer tem uma parcela mínima de influência sobre a atual psicologia clínica.
A atribuição do termo “clínica” a essa nova área da psicologia, se deveu ao fato de as doenças mentais apresentarem muitas semelhanças com doençasfísicas. Para que as doenças mentais fossem melhor compreendidas os psicólogos passaram a necessitar de conhecimento clínico, antes exclusivo à medicina.
Emil Kraeplin e Sigmund Freud foram grandes contribuidores para o desenvolvimento da psicologia clínica. Kraeplin seguia em seus estudos a linha de pensamento de seu mentor (Wundt), que era o estudo experimental das doenças da mente. Freud seguiaos passos de Breuer, famoso médico que acreditava que a hipnose era a solução para as doenças mentais (de origem não biológica). Porém, Freud discordava de seu mestre a respeito da hipnose e passou a desenvolver o exercício da livre associação – método que consiste no incentivo ao paciente para que fale a respeito de qualquer coisa que vier à mente, para tentar desvendar os mistérios e as raízesdos problemas psicológicos -, posteriormente fundando a psicanálise.
A psicologia clínica é caracterizada atualmente como a área da psicologia que estuda a saúde mental do paciente, responsável por identificar e tratar os distúrbios comportamentais de cada paciente.
O psicólogo clínico é o profissional que deve tentar compreender as causas dos distúrbios do paciente e age principalmente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica:
  • Psicologia Clinica
  • A PSICOLOGIA CLINICA
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia Clínica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!