Psicologia científica

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Explique de que forma a Psicologia se tornou uma ciência.

A psicologia se tornou uma ciência em 1879 quando na Alemanha, o médico, filósofo e psicólogo alemão, Wilhelm Wundt (1832-1920),funda o primeiro laboratório de pesquisa experimental em psicologia. Antes a psicologia era considerada como um ramo da filosofia.
Os conhecimentos construídos pela pesquisa psicológica possuemtodas as características do conhecimento científico. Os conhecimentos da psicologia baseiam-se em FATOS:
1° FATO – O comportamento dos seres vivos. O comportamento é um fenômeno objetivo e podeser definido como sendo toda forma de “[...] resposta ou atividade observável realizada por um ser vivo.” (Weinten)
2º FATO – Os processos mentais dos seres vivos. São todas as nossasexperiências mentais subjetivas que inferimos através do comportamento. Exemplos: sensações, percepções, sonhos, memórias, pensamentos, sentimentos, inteligência etc.

Você observou na aula que existem aPsicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que seu contato até o momento tenha sido apenas com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você e aspessoas com quem convive usem esta Psicologia.

O conhecimento científico é sistêmico, organizado. As teorias científicas não devem ser contraditórias em si e entre si. Diferentemente, o sensocomum, não preza por tal rigor, sendo, normalmente, fragmentado, desorganizado e, por vezes, até contraditório.
O senso comum dispensa verificação e origina-se na experiência imediata. É oconhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia. O senso comum vai integrando, ainda que de um modo precário, todo o conhecimento humano, produzindo para cada pessoa ou grupo social um modoparticular de interpretar os fatos e o mundo que o cerca.
Durante toda nossa vida vamos adquirindo várias aprendizagens, pelo meio do hábito e da tradição, que passam de geração para geração.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PSICOLOGIA CIENTIFICA
  • Psicologia Científica
  • psicologia científica
  • psicologia científica
  • PSICOLOGIA CIENTIFICA
  • PSICOLOGIA CIENTIFICA
  • Psicologia Científica
  • psicologia cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!