Psicologia, ciência e profissão

Páginas: 10 (2447 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Trabalho de Psicologia Ciência e Profissão

Setores de atuação, Áreas de atuação, Locais de atuação
Atividades profissionais, Concepções Teóricas Existentes
do Psicólogo no Brasil.

As ações sociais têm sido uma tendência que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Abrange o primeiro setor, que é o governo, o segundo setor, que é o privado e, por fim, o terceiro setor, que é osocial. O Estado não tem oferecido soluções tão ágeis e eficazes aos problemas sociais. Nesse contexto, a sociedade civil vem organizando-se para garantir o bem-estar da população.
Tradicionalmente a responsabilidade do setor privado limitava-se na busca da maximização dos lucros e minimização de custos. A tomada de decisões não era influenciada significativamente pelos aspectos sociais.Atualmente o contexto mundial requer empresas aptas a assumir mais responsabilidades sociais, econômicas e ambientais, o que reflete a mudança de ênfase do econômico para o social. Assim, o setor privado vem se conscientizando que precisa ter participação eficiente e constante no ambiente social e comunitário porque é parte integrante dele e, portanto, depende de seu correto e bom funcionamento. Ninguémmais se beneficia da carência social.
A empresa que tiver um bom relacionamento com a comunidade, contribuindo para a sua qualidade de vida, será aceita e beneficiada por ela. A sociedade de hoje não quer apenas produtos que satisfaçam suas necessidades, mas que também contribuam para a qualidade de vida. Não basta um bom produto com preço justo, é preciso haver preocupações sociais, éticas eecológicas. As organizações começam a ser cobradas em relação à sua responsabilidade social. As ações de responsabilidade social não se limitam a doação de verbas às instituições, é preciso que sejam legitimadas. Neste aspecto, necessita-se de um planejamento cuidadoso de maneira vinculada a toda a política da empresa, como as relações internas (recursos humanos e comunicação interna) e externas(relações públicas). O Profissional de Relações Públicas e o Terceiro Setor. Sua relevância está nas novas exigências de uma sociedade cada vez mais atenta ao comportamento ético e social das organizações. Para a sua execução, optou-se por enfocar as Relações Públicas do Terceiro Setor junto a empresas do setor privado.
Observa-se que as empresas exercem grande influência no desenvolvimento sócioeconômico das comunidades onde estão inseridas. Muito além de produção de bens e geração de emprego, hoje, espera-se das organizações um maior envolvimento e participação social efetiva, minimizando a carência nas áreas de saúde, educação, habitação, segurança, alimentação, entre outras tantas. Nessa perspectiva, nota-se a necessidade de encontrar um profissional habilitado para atuar com eficiência eeficácia no Terceiro Setor na obtenção de resultados positivos, tanto para as empresas como para a sociedade. O mundo do trabalho apresenta-se não mais polarizado entre os segmentos públicos e privado, com limites claramente definidos não só em termos de missão como de relações de trabalho que são estabelecidas com os trabalhadores. Além das diversas formas de terceirização no âmbito do próprio serviçopublico, a emergência e o crescimento do terceiro setor quebraram a antiga polaridade, criando contextos de trabalho híbridos que abrem que abrem espaços para novas formas de atuação, inclusive para o psicólogo.
O primeiro setor, representado pelo Estado, tem o papel de estabelecer políticas publicas que atendem as reais necessidades da população. Os agentes públicos executam ações de caráterpublico, ou melhor, o primeiro setor é algo publico para fins públicos (Governo).
Os serviços públicos destinam-se a atender ás demandas da sociedade de maneira coletiva. O estado se responsabiliza e atua com os seus servidores direta e/ou indiretamente por meio de concessão ou de permissão. Os serviços públicos impróprios são direcionados a coletividade, na qual o Estado não assume a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia ciência e profissão
  • Psicologia: ciência e profissão
  • Psicologia: ciência e profissão
  • psicologia ciencia e profissao
  • Psicologia Ciência e Profissão
  • Psicologia Ciência e Profissão
  • PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
  • Psicologia ciência e profissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!