Psicologia ciência e profissão- Psicologo pesquisador

Páginas: 22 (5345 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer com que o aluno de Psicologia tenha contato com os psicólogos que já estão trabalhando na área de Psicólogo Pesquisador, com o intuito de conhecer a profissão, as atividades, a formação e o mercado de trabalho.

Através de entrevistas, os alunos puderam ter o conhecimento de como é o trabalho do Psicólogo Pesquisador.

O que vamos ver nestetrabalho são dados apurados sobre o Psicólogo Pesquisador.



CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO (CONTEXTO, ÁREA) DE ATUAÇÃO

O que pudemos apurar na nossa pesquisa é que a atividade do psicólogo pesquisador não se restringe a nenhum contexto no qual o psicólogo atua. Isto quer dizer, que os psicólogos podem seguir suas pesquisas na área da saúde, clinica, educacional, institucional entre outras. Emnossa pesquisa temos os quatro sendo docente, três em Universidade Particulares e um em Universidade Publica. Porem dois desses pesquisadores tem focos em outras atividades, um criminal e outro na área da saúde.
Um dado interessante da nossa pesquisa é que um dos psicólogos exerce sua atividade na área docente em uma Universidade Particular, porem é um psicólogo de renome da área de pesquisacriminal. A pesquisa que ele faz neste foco é com presidiários.
O local de trabalho dos quatro entrevistados é: três em São Paulo e um em Guarulhos. Os profissionais pesquisadores não tem um espaço físico próprio para a realização das suas pesquisas. No caso dos docentes eles realizam suas pesquisas em sala de aula, ou junto aos outros pesquisadores em uma sala composta por diversas mesas ecomputadores. A não ser quando realizam uma pesquisa de campo, onde seu local de trabalho é definido de acordo com sua pesquisa. E no caso do pesquisador na área da saúde ele trabalha junto em um escritório, dentro de um departamento de saúde, porém divide a sala com outros profissionais, tendo apenas uma mesa com um computador.
Quanto às condições de trabalho, os profissionais mencionam a condiçãofísica do local têm que atender as necessidades das suas pesquisas, no caso dos docentes eles dizem que tem que ter uma sala onde ele consiga administrar todos os alunos. Outra condição importante é estar sempre estudando, se atualizando, participando de congressos e simpósios.
Quanto à autonomia nas decisões, todos responderam que tem essa autonomia relacionada às suas atividades a não serquando entram em uma pesquisa coordenada por outro pesquisador.
Em relação ao trabalho com outros profissionais, variam muito, pois depende do foco das suas pesquisas, no caso dos docentes eles trabalham com outros pesquisadores, no caso da saúde ele trabalha muito com enfermeiras, médicos e assistentes sociais, e no caso da criminal, quando esta realizando suas pesquisas, ele tem contato comdelegados, policiais, carcereiros, assistentes sociais.
Sobre a satisfação com o trabalho, os quatro se dizem muito satisfeitas com o trabalho, porem dizem que a estrutura financeira em muitos casos deixa a desejar.

POPULAÇÃO ATENDIDA

Sobre a característica da população atendida devemos frisas que depende da pesquisa que esta sendo realizada, vamos focar nos profissionais que nósentrevistamos:
- faixa etária: Nos docentes dos 17 aos 60 anos. No caso do criminal dos 18 anos em diante e no caso do pesquisador da saúde atende pessoal do 0 a 120 anos.
- sexo: tanto homens quanto mulheres;
- classe social: na docência temos classe A, B, C e D sendo atendidas e na área da saúde, por ser um serviço público temos classe, C, D e E.
- escolaridade: na área criminal existempessoas com nível inferior como também pessoas com nível superior. No caso docente podem ser pessoas já graduadas e que buscam outra formação ou pessoas recém-saídas da escola. No caso da saúde são pessoas de níveis bem variados como inferior até o pós-graduado.
Os psicólogos pesquisadores enfatizaram a necessidade de bons contatos, boas parcerias e boas instituições de pesquisas.
Quanto à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de psicologia ciência e profissão
  • Psicologo ciencia e Profissao
  • Psicologia ciencia e profissão
  • psicologia ciência e profissão
  • Psicologia: ciência e profissão
  • Psicologia: ciência e profissão
  • psicologia ciencia e profissao
  • Psicologia, ciência e profissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!