psicologia- behaviorismo, psicanalise e gestalt

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Trabalho de psicologia










Disciplina: Psicologia aplicada à administração
Semestre: 2º

Behaviorismo - Estudo do Comportamento
Watson o idealizador do behaviorismo desenvolveu algumas análises experimentais do comportamento. A teoria comportamental em que tudo é em prol do comportamento humano. Ele faz atribuição de que o comportamento não é uma açãoisolada, mas sim, que depende do ambiente que ele esta inserido. Duas razões foram indicadas para que se pudesse entender a origem dos termos “resposta” e “estímulo”, uma seria a metodológica que analisa e experimenta e a outra, seria a histórica que aproveitava as idéias de outros estudiosos tudo isso para entender a interação do homem com o meio.
Acredita-se que o ambiente onde nos encontramos,é capaz de determinar a forma de nosso comportamento, Skinner outro psicólogo que interagiu profundamente alimentando ou enriquecendo o behaviorismo com seus estudos, se apoiou na formulação do comportamento operante. Para entendermos esse comportamento é preciso antes de tudo entender o comportamento respondente, que é uma interação estímulo-resposta incondicionado e que ele independe daaprendizagem. Esse comportamento fez com que Skinner desenvolvesse seu trabalho sobre a relação indivíduo-ambiente
O Reforçamento  se divide em negativo e positivo. O negativo permite a retirada de algo indesejável; é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove (ex: o trabalhador realiza horas extras, porém cada vez recebe menos por elas) Já o positivo dispõe algo para oorganismo; é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz (ex: o trabalhador que se destaque no corrente mês é reconhecido por todos através de homenagens e premiações). Há dois processos nesse reforçamento que são: a esquiva e a fuga. A esquiva trata-se de um comportamento que é reforçado pela necessidade de reduzir ou evitar o segundo estímulo, que também é aversivo (umdeterminado serviço que demanda grande responsabilidade é delegado ao trabalhador que ao saber inventa desculpas para realizar o mesmo) na fuga, o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento (ex: alguém joga alguma coisa em você e só depois é que você xinga).
A Extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada, então aresposta diminuirá de frequência ou se extinguirá (ex: o trabalhador é demitido por mau comportamento e faltas ao serviço).
A Punição é o que vem depois da resposta quando há um estímulo aversivo; a punição inibe um determinado comportamento (ex: foi obrigado ficar trabalhando até mais tarde, pois chegou atrasado). Os behavioristas apoiaram as críticas feitas por Skinner e outros autores epropuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por comportamentos desejáveis.
O controle de estímulos nos fala do controle ambiente que é exercido sobre nós. Quando a frequência ou a forma de resposta é diferente, diz que o comportamento está sob o controle de estímulos. Divide-se em dois processos: Discriminação quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, sofre certo grau deextinção na presença de outro e a Generalização um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar diferente.

A Gestalt - A Psicologia da forma
Os Gestaltistas estão interessados em entender como percebemos as coisas contrariamente o que verdadeiramente é.
O que diferencia os Gestaltistas dos Behavioristas é que para eles Gestaltistas entre oprocesso de estímulo e resposta, há o estágio da percepção. E o que as duas correntes tem em comum, é que ambas definem psicologia como sendo a ciência que estuda o comportamento.
O campo psicológico nos permite estruturar situações que não estão nítidas. Há um fenômeno na Gestalt chamado insight que nos permite compreender imediatamente uma figura que até é desconhecida. A teoria do campo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e Psicanálise: Gestalt, Behaviorismo e Freud.
  • História da Psicologia
  • psicologia: gestalt psicanálise behaviorismo sócio historica
  • Behaviorismo,Gestalt e Psicanálise
  • behaviorismo,psicanalise e gestalt
  • Semelhanças da Psicanálise, Behaviorismo e Gestalt.
  • Psicanálise, behaviorismo e gestalt
  • Psicanalise behaviorismo gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!