Psicologia aplicada na enfermagem

Páginas: 9 (2041 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Historia da Enfermagem

Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.
Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pelaprática de cuidar de grupos nômades primitivos.
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava quedados padrões morais que sustentavam, até então, o trabalho da enfermagem.
Mesmo com essa crise da profissão, a evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.
Onde tudo começou, especialmente graças a ela, FlorenceNightingale, Percursora da enfermagem moderna, iniciou o aprimoramento do rigor técnico cientifico da enfermagem. Antes disso não havia profissionais ou equipamentos adequados, e o numero de leigos que cuidavam dos doentes era elevado, o que colocava em risco a vida de várias pessoas. Onde já foi exercida por prostitutas e por freiras. Florence durante cerca de cinco décadas (1854 a 1907) lutoupelo reconhecimento da profissão.
-Ao retornar da guerra da Crimeia fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas (Escola de Enfermagem Nightingale)
-Nos EUA em 1873 surgiu a primeira escola de enfermeiras, sendo as primeiras diplomatas em 1887.
A partir disso, no Brasil a enfermagem também evoluiu. Em 1890 foi criada, devido à necessidade de formação de pessoal de Enfermagem paraatender inicialmente aos hospitais civis e militares e, posteriormente, ás atividades de saúde publica a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro.
-Em 1916 é criada a Escola Pratica de Enfermagem da Cruz Vermelha do Brasil.
-Em 1922 é criado o serviço de enfermeiras do departamento nacional de saúde publica.
-Um ano depois é fundada a escola de enfermeiras do DNSP, a qualem 1926 é batizada de Escola de Enfermeiras D. Ana Neri.
-Em 1938, Getúlio Vargas assinou o decreto 2.956 que instituía como 12 de maio o dia do enfermeiro.
Com o apoio da fundação Rockefeller o serviço de enfermagem passou a visar fortemente a pratica hospitalar o que fortaleceu a exploração dos profissionais de enfermagem da década de 20 a 60 onde apenas em 1962 a enfermagem passou a ser umcurso de nível superior.
-Durante os anos 80 foram criadas as categorias de: Enfermeiro; Técnico em enfermagem; Auxiliar de enfermagem; parteira.
-A partir de 1988 com a criação do SUS, a enfermagem como um todo passou a ter novamente o forte compromisso com a saúde publica.
-Nos anos 80 notou-se uma forte produção cientifica na área da enfermagem. Tanto no Brasil quanto no mundo inteiro.
Ehoje, a enfermagem possui uma enorme gama de especialidades, teorias, atuando em diversas áreas, se inserindo tão intimamente com a saúde que se tornou algo intrínseco a esta, onde só se torna possível no contexto atual, aperfeiçoar a saúde, aperfeiçoando a enfermagem.

Enfermeiras Famosas
Nos últimos três séculos, alguns nomes da Enfermagem mundial tornaram-se referência da história da profissão edos ensinamentos que sua prática propaga através dos tempos.··.
Algumas delas como Florence e Ana Néri, ainda servem como fonte de inspiração para novos profissionais, para estudiosos, romancistas e interessados na profissão de enfermeiro.
Florence Nightingale – Dama da Lâmpada
Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO: PSICOLOGIA APLICADA Á ENFERMAGEM
  • Psicologia Aplicada à Enfermagem
  • Psicologia Aplicada Enfermagem
  • Psicologia aplicada a enfermagem
  • Psicologia Aplicada A Enfermagem
  • Programa P2 Psicologia Aplicada Enfermagem
  • Psicologia Aplicada
  • psicologia aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!