Psicologia Aplicada à Enfermagem

Páginas: 15 (3516 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
PSICOLOGIA APLICADA
À
ENFERMAGEM




PROGRAMA DE PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
COLÉGIO LUSO CARIOCA
Profª Marise Lourenço Farache






SUMÁRIO
Unidade 1 – Psicologia e sua aplicabilidade para o Técnico de Enfermagem
a) O que é Psicologia
b)Três Grandes Correntes da Psicologia e sua visão de homem
c) A visão humanista e o técnico de enfermagem
d) Tipos de comportamentos ou reações emocionais

Breve comentário sobre o programa

A disciplina Psicologia Aplicada a Enfermagem no Colégio Luso Carioca tem o propósito de conscientizar ao aluno sobre o despertar para o “cuidar”. Que não é só o cuidar físico, (doença apresentada). Ètambém acolher e dar suporte para as questões relacionadas ao seu trabalho na área de saúde. Levará ao aluno a conhecer, compreender, refletir sobre reações emocionais dos pacientes a serem cuidados, despertando-os para os aspectos psicológicos e emocionais de cada paciente, assim como também de seus familiares.
MariseLourenço Farache















Unidade 1
a) Psicologia – (Psyche = alma, + logos = estudos).
Definição: É a ciência que estuda o comportamento humano ou animal e se interessa pelos processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos) do ser humano. Seus objetos de estudo incluem a mente, as emoções, as ações, os sentimentos e os relacionamentos do homem.
Comportamento aberto:aqueles que são observáveis ou visíveis a todos. Ex: se vestir, maneira de falar, de comer, cor do cabelo, etc.
Comportamentos fechados: aqueles que não são visíveis a olho nu. Ex: raiva, ciúmes, pena, bondade, felicidade.
Processos mentais conscientes: processos dos quais nos damos conta. Ex: você está consciente de que está lendo esta apostila.
Processos mentais inconscientes: são aqueles dosquais não nos damos conta ou que não pensamos neles constantemente.

Contextualização: “Passado longo, história curta”.
A psicologia é uma disciplina com um passado antigo, tendo sua origem na filosofia. Desde a antiguidade, o homem possui um interesse e uma preocupação pelos problemas da alma e da vida humana. O filósofo grego Aristóteles já articulava sobre a alma humana especulando que o todoera mais do que a somatória de suas partes.
Com o desenvolvimento do capitalismo no século XIX, destaca-se o papel da ciência para dar respostas e soluções práticas para vida industrializada. O pensamento e busca do conhecimento do homem se torna independente da fé e a racionalidade do homem se torna importante. Com isto, a psicologia passa a ser investigada a partir da fisiologia eneurofisiologia, tornando a compreensão do funcionamento do cérebro como o de uma máquina humana.
Em 1879, a psicologia nasce como uma ciência experimental nos laboratórios de Wilhelm Wundt (o pai da psicologia) com seu método de introspecção que se preocupava com o estudo da consciência humana.
Não há uma única forma, abordagem ou definição específica da psicologia moderna com que concordem todos ospsicólogos. Cada corrente de pensamento acaba apresentando sua própria visão de homem e sua própria definição de qual é o objeto de estudo da psicologia.
Mas seja qual for a sua idade, ocupação ou os seus interesses, a sua vida e influenciada de alguma maneira pela psicologia.

b) As três correntes ou três forças da psicologia

A Psicologia Comportamental (também conhecida como Behaviorismoou Compormentalismo)
A abordagem comportamental afirma que o ser humano é condicionado, ou seja, seu comportamento é aprendido e ele tende a repeti-lo quando recebe uma recompensa por ele e tende a abandoná-lo quando não recebe nada em troca ou quando recebe uma punição.
Surgiu trazendo em si a noção de que era possível prever o comportamento humano ou animal, pois o comportamento era sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO: PSICOLOGIA APLICADA Á ENFERMAGEM
  • Psicologia Aplicada Enfermagem
  • Psicologia aplicada a enfermagem
  • Psicologia Aplicada A Enfermagem
  • Programa P2 Psicologia Aplicada Enfermagem
  • Psicologia Aplicada
  • psicologia aplicada
  • Psicologia aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!