Psicologia APII

253 palavras 2 páginas
Por que a Psicologia é importante para a Educação?

A Psicologia é importante na formação do professor para que o mesmo faça a escolha por essa profissão consciente do seu papel e do “poder” que tem para “fazer” a cabeça das pessoas, ter consciência de suas decisões e dos atos de sua gestão, pois com esses atos ele pode emancipar ou escravizar pessoas através da educação oferecida e de sua ação profissional. Projeta ações que orientam o ser humano a se transformar para encontrar sua identidade profissional. O professor tem que se entender como individuo que influencia e que é influenciado, o EU responsável pelas ações educativas no mundo (Identidade Pedagógica).
Na Educação Infantil, a Psicologia é importante porque investiga o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo da criança para que se entenda como é concretizada a aprendizagem da mesma. São fundamentais esses conhecimentos para maiores adequações da atividade pedagógica neste tipo de ensino. Pensadores como Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotsky nos mostraram que a criança passa por etapas e precisa delas para seu desenvolvimento individual e construção do conhecimento.
Já na alfabetização tem importância para facilitar a conscientização do aluno e do professor. A alfabetização é orientar quem aprende, por letras e números, passando do pensamento ingênuo para a liberdade da consciência, o dialogo usado como troca de experiências, gerenciado pelo professor, para a resolução de problemas essenciais, consciência da realidade e formação critica do sujeito. Busca a aprendizagem pelo movimento interativo entre quem aprende e o objeto a ser aprendido.

Relacionados

  • Psicologia APII
    286 palavras | 2 páginas
  • Diagnostico
    16511 palavras | 67 páginas
  • A pre-escola na educação infantil: um paradigma de seu significado e objetivo
    8780 palavras | 36 páginas