Psicologia ambiental

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014


Psicologia Ambiental
A Psicologia Ambiental é um campo da psicologia que estuda a interrelação entre pessoa e ambiente. Essa relação é permeada por seus valores, cresças, etc.
O comportamentohumano pode alterar no ambiente, da mesma forma que o ambiente altera no comportamento humano. Ela nasce com a arquitetura, podendo atuar também com engenharia florestal, paisagismo, urbanismo,geografia, entre outras áreas relacionadas com o ambiente.
Quanto ao nível de estado da psicologia ambiental, estão buscando ampliar novos conhecimentos, é uma disciplina que ta começando a entrar nocurrículo, mas já tem alguns núcleos consagrados, como aqui em Brasilia, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Existe a afetividade em relação aos lugares, as vezes porque o lugar passa segurança pra pessoa,ou traz conforto, felicidade, prazer, ou porque ela se identifica com o lugar, tem vontade de cuidar e defende-lo, tem sentimento de perda (caso a pessoa sai desse lugar para outro), ou outros casosde afetividade.
''O apego ao lugar pode ser definido como o vínculo emocional firmado com cenários físicos, envolvendo sentimentos derivados da experiência espacial real ou esperada (Brown & Perkins,1992; Giuliani, 2004; Shumaker & Taylor, 1983). Ao discutir sobre o conjunto de cognições de valência positiva e negativa elaboradas pelos sujeitos acerca do espaço físico, cognições estas a quechamaram identidade de lugar2, Proshansky, Fabian e Kaminoff (1983, p.76) postularam que o apego ao lugar "indubitavelmente ocorre naqueles indivíduos cuja identidade de lugar envolve cogniçõespositivamente valorizadas de uma ou alguma combinação desses contextos, que de longe pesam mais que o número de cognições negativamente valorizadas". O conceito pressupõe que não há relação de afetividadehumana que não esteja de alguma forma relacionada a aspectos de lugar, e considera, de modo semelhante ao que a teoria do apego (Bowlby, 1979/1997) considerou para a relação interpessoal, a existência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • Psicologia ambiental
  • PSICOLOGIA AMBIENTAL
  • Psicologia Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!