psicologia ambiental

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
Psicolologia Ambiental : discussões, usos e contribuições
Resumo
Tendo em vista a Psicologia Ambiental como disciplina atuante no campo da Psicologia, buscaremos primeiramente, através deste artigo, discutir teoricamente seu objeto de estudo para que possamos compreender a amplitude da disciplina, em um segundo momento se destacará como a P. A. é utilizada em seus vários ângulos de observaçãocomo por exemplo a noção de comportamento –ambiente e ambiente-comportamento. E, para concluir se destacará as principais contribuições que a Psicologia Ambiental tem proporcionado à Psicologia tanto quanto ao Meio Ambiente.
Abstract
Considering Environmental Psychology as active in the field of psychology discipline, first seek, through this article, to discuss theoretically the object ofstudy so that we understand the breadth of the discipline, in a second time will stand as P. A. is used in its various observation angles such as the notion of behavior-environment and environment-behavior. And to conclude it will highlight the main contributions that environmental psychology has given to Psychology as well as the Environment.

Discussão sobre a proposta da Psicologia AmbientalA Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. Mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras.  Na medida em que estas áreas estudam diferentes aspectos daorganização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontra-se freqüentemente, na literatura estrangeira, o termo environment-behavior relation para caracterizar este campo de estudo, para o qual sugere-se, em Português, o termo relações indivíduo-ambiente.
Por sua característica interdisciplinar e por ser um campo que possibilita o estudo de fenômenos os mais diversos,a Psicologia Ambiental utiliza uma abordagem multi-metodológica. O que determina a escolha do método é o problema em estudo em cada situação. Quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema prático e no meio termo procura também avançar o conhecimento teórico da área, sob o modelo da pesquisa-ação.

. A Psicologia Ambiental se interessa pelos efeitos das condições do ambientesobre os comportamentos individuais tanto quanto como o indivíduo percebe e atua em seu entorno. Os efeitos destes fatores, físicos e sociais, estão associados à percepção que se tem deles, e, neste sentido, estudam-se as interações. Tem sido considerada como a Psicologia do Espaço, analisando percepções, atitudes e comportamentos de indivíduos e comunidades em estreitas relações com o contextofísico e social. A noção de espaço e lugar ocupa uma posição central na compreensão das relações do homem com seu ambiente. Trata-se, portanto, de uma posição nova, uma diferente e mais consistente maneira de entender o desenvolvimento humano e social (PINHEIRO; GÜNTHER & GUZZO; 2006).
O psicólogo Kurt Lewin (1890-1947) foi um dos primeiros a dar importância à relação entre o ser humano e o ambiente.O seu objetivo era determinar a influência que o meio ambiente exercia sobre as pessoas, as relações que com ele estabelecem, o modo como as pessoas agem, reagem e se organizam conforme o meio ambiente.
O surgimento do campo da Psicologia Ambiental se deu após a II Guerra Mundial com o processo de reconstrução das cidades. Com a implementação de programas habitacionais de larga escala, no quadroda política de reconstrução do pós guerra, os arquitetos e planejadores urbanos, juntamente com os cientistas do comportamento, se conscientizaram de que o ambiente construído deveria refletir não somente princípios de construção e estética, mas também outros fatores como as necessidades psicológicas e comportamentais dos futuros ocupantes(CANTER E CRAIK, 1981). A Psicologia Ambiental surgiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia ambiental
  • Psicologia ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • Psicologia Ambiental
  • Psicologia ambiental
  • PSICOLOGIA AMBIENTAL
  • Psicologia Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!