Psicologado O Contexto Familiar e o Desenvolvimento Infantil Considera es Sobre o Complexo de dipo a Aprendizagem e os Limites Desenvolvimento Humano

3918 palavras 16 páginas
26/04/2015 Psicologado: O Contexto Familiar e o Desenvolvimento Infantil: Considerações Sobre o Complexo de Édipo, a Aprendizagem e os Limites | Desen…

(/)

O Contexto Familiar e o Desenvolvimento Infantil:
Considerações Sobre o Complexo de Édipo, a
Aprendizagem
e os Limites
(/psicologiageral/desenvolvimento-humano/o-contexto-familiare-o-desenvolvimento-infantil-consideracoes-sobre-ocomplexo-de-edipo-a-aprendizagem-e-os-limites)
Autor:  Cintia R. Bonalume | Publicado na Edição de:  Março de 2013 (https://psicologado.com/edicoes/03/2013)
Categoria:  Desenvolvimento Humano (/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/)

Estrutura e Relações Familiares
A família, nos dias de hoje, apresenta-se com diferentes estruturas e configurações. Tratando-se de um contexto denominado pós-moderno, este em que vivemos atualmente, falta-nos uma perspectiva exata para defini-la, dadas as transformações ocasionadas pela própria evolução dos tempos, havendo inclusive, vários modelos em uma mesma família, formada por pessoas de origens diferentes, motivadas por valores também diferentes.
Apesar de todas as mudanças sofridas ao longo dos tempos, cabe ressaltar a importância da função psicossocial da família em relação a seus membros, que não deixa de ser fundamental em tempo algum e sobrevive a quaisquer mudanças.

https://psicologado.com/psicologia­geral/desenvolvimento­humano/o­contexto­familiar­e­o­desenvolvimento­infantil­consideracoes­sobre­o­complexo­d…

1/11

26/04/2015 Psicologado: O Contexto Familiar e o Desenvolvimento Infantil: Considerações Sobre o Complexo de Édipo, a Aprendizagem e os Limites | Desen…

O papel da família é o de, fundamentalmente, promover o atendimento das necessidades básicas de seus membros, as quais se podem definir como sendo de natureza física, social e afetiva. Como diz Winnicott (1999, p.144) “temos, pois, duas coisas distintas: as tendências inatas do bebê e o lar que você lhe proporciona. A vida consiste na interação dessas duas coisas”.
As

Relacionados