Psicoligia voltada a admnistração

424 palavras 2 páginas
Psicologia aplicada à administração

O psicólogo nas organizações é responsável pelo desenvolvimento organizacional, um conjunto de técnicas projetadas para ajudar as organizações a mudar para melhor. Ajuda os funcionários a melhorar seu desempenho e interagir com os seus companheiros de trabalho de forma mais eficiente através de princípios e procedimentos comportamentais. O trabalho do psicólogo organizacional é amplo e com o tempo ele deixou a análise do individuo e passou a enxergar a organização. Atualmente o psicólogo organizacional cumpre um papel muito mais político e estratégico, na elaboração de políticas de recursos humanos, planejamento estratégico, desenvolvimento de carreiras e planos de sucessos, desenvolvimento de equipes, análise e mudanças da cultura organizacional, programas de qualidade de vida, etc. Atuando assim com o estabelecimento de estratégias para os vários escalões da empresa, na busca de objetivos de curto, médio e longo alcance, identificando e propondo soluções para problemas que envolvam os recursos humanos.
A aplicação dos conhecimentos da psicologia às empresas tem como enfoque o auxílio ao funcionamento efetivo dentro do campo organizacional, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores, por meio de mudanças planejadas e participativas, nas quais o homem possa adquirir maior controle em seu ambiente. O psicólogo atua como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas.

As organizações, na grande maioria, que¬rem um rendimento máximo de seus profis¬sionais, mas se esquecem de que sem o devido auxílio, os mesmos, por necessidade acabam por se automedicarem, ou se envolver com drogas. Mas, por outro lado, todos esses problemas poderiam ser evitados com o acompanhamento psicológico ao indivíduo, para que o mesmo possa conhecer seu ver¬dadeiro potencial que, muitas vezes, tende a não ser encontrado numa situação de pres¬são psicológica. Quando encontrados, têm um

Relacionados