Psicolgogia

475 palavras 2 páginas
Resenha Critica Pinoquio as Avessas

A história se baseia na maneira de como os pais se relacionam com os filhos em relação a escola. Criando falsas expectativas nas crianças com aquilo que aprenderão no colégio.
Geralmente, os alunos, antes de frequentarem a escola ou qualquer instituição perguntam aos pais a finalidade de irem até a mesma, o que eles aprenderam lá, quem cuidará deles entre outras questões.
Rubens Alves, mostra no livro a Estória do Pinóquio de maneira contrária. Um menino real que tem seus sonhos e suas curiosidades já bem antes de ir para a escola, sempre questionava seus pais sobre suas curiosidades , e teus pais diziam que ele aprenderia na escola. Assim, como não se sente gente pelo fato de ainda não ter idade para ir as aulas. O menino é sonhador e apaixonado por passáros. Quando chega o tão esperado dia de ir para a escola, os professores não respondem suas perguntas e fazem o seu sonho parecer inútil, só se estuda aquilo que cai na prova, e só pode se ter sonhos que vão lhe render um bom salário. O menino frustrado, é encaminhado para um terapeuta, pelo fato de “apresentar um distúrbio de atenção”. Ele chega a comparar a escola como uma gaiola e os alunos como pássaros.
A escola informada na estória, apresenta uma abordagem tradicional, onde o professor é considerado o homem com toda a autoridade, “homem pronto”, e o aluno apenas executa as ordem que lhe são impostas.
Também pode se identificar o conceito de Homem, Felipe vive em um mundo em que ira conhecer através das informações que serão fornecidas, ate que quando as dominar poderá repassa-las a quem nãos as possuem e serem eficiente em sua profissão.
No conceito Sociedade- Cultura, mostra que as provas e exames são necessárias para provar aquilo que o aluno aprendeu, por isso a preocupação da professores, em ensinar somente aquilo que vai cair na prova para o aluno não ser reprovado.
Escola é o ambiente aonde toda a informação é transmitida para aos alunos em um

Relacionados