PSICOFORENSE ATIVIDADE RESPONDIDO

1534 palavras 7 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE PETROLINA–FACAPE
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO-AEVSF
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA

DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA FORENSE
PROFESSORA: SIMONE LEITE ALUNAS: Gilvanna Régia Nunes
45 HORAS Vanessa Souza

ATIVIDADE

1. Em relação ao caso que cada grupo recebeu, respondam aos quesitos, hipoteticamente formulados por Promotores/Juízes/Defensores, etc., de acordo com o entendimento do grupo.
A) O réu era, ao tempo da ação, por doença mental, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato?
( X )sim ( )não ( )não se aplica Diante da análise do caso em evidência, é possível compreender que no dia 10 de julho de 1977 ao cometer o crime o Sr. José Wilson, 27 anos, apresentava sintomas de delírios e alucinações, caracterizando assim um possível surto psicótico, fato este que o tornaria incapaz de entender o caráter delituoso do crime no momento do seu cometimento, além disso, diante dos fatos e do relato do acusado é possível compreender que não houve premeditação o que corrobora com o fato de o crime ter sido cometido possivelmente em decorrência do surto ocasionado por tal transtorno.

B) O réu era, ao tempo da ação, por doença mental, inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com o entendimento do caráter criminoso do fato?
(X)sim ( )não ( )não se aplica

É evidente diante da análise do caso em evidência que José Wilson não era capaz de se determinar-se, decorrente do sua condição psicopatológica, já que o ato delituoso foi praticado no momento em que o mesmo encontrava-se em surto psicótico apresentando sintomas de delírios e alucinações.

C) O réu era, ao tempo da ação, por desenvolvimento mental incompleto, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato?
(X)sim ( )não ( )não se aplica

Após

Relacionados