PSICODRAMA

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
Psicodrama continuação:
“TODOS OS RIACHOS DA CATARSE PARCIAL FLUEM PARA A CORRENTE PRINCIPAL DA CATARSE DE AÇÃO”.
O tratamento dos públicos se tornou uma importante alternativa para o tratamento individual, o público se relaciona consigo mesmo durante a sessão psicodramática, e é tratado através do seu porta-voz no palco.
“A psique comum ao grupo emana e é reconvertida e personificada, atravésde um ator no palco, retorna ao grupo na forma de Psicodrama. “Aquilo que era mais surpreendente, novo e espetacular de ver e sentir no palco apresenta-se aos participantes, após uma completa exposição, como um processo que lhes é familiar e intimamente conhecido – como o seu próprio eu de cada um deles. O Psicodrama confirma a própria identidade deles como num espelho”.
O psicodrama foiintroduzido nos EUA em 1925 e desde então vários métodos clínicos foram sendo criados: o psicodrama terapêutico, o sociodrama, o axiodrama, o desempenho de papéis, o psicodrama analítico e outras várias modificações dos mesmos.

COMO FUNCIONA:
Os principais participantes de um grupo psicodramático são: o sujeito/protagonista, o diretor ou terapeuta, egos auxiliares e o grupo. O protagonista irá apresentaruma problemática privada ou comum, os egos auxiliares ajudam-no a dar vida ao seu drama social ou privado e corrigi-lo. As experiências psicológicas significativas do protagonista é dada uma forma muito mais completa e detalhada do que a vida permitiria em circunstancias normais. Um Psicodrama poderá ser produzido em qualquer lugar ou situação, onde quer que os pacientes estejam: em casa, nohospital, em uma sala de aula ou em um quartel. O local mais vantajoso seria onde há um palco instalado. A técnica do psicodrama centra-se no protagonista (no problema privado do protagonista) ou centrado no grupo (no problema do grupo). É de extrema importância que a problemática apresentada individualmente ou em grupo seja realmente sentida pelos participantes (reais ou simbólicos). Osparticipantes devem representar suas experiências espontaneamente, pois a repetição de temas é também terapêutica. Cabe aos egos auxiliares e o terapeuta elevar ao mais alto nível possível de produtividade terapêutica do grupo.
O protagonista do grupo deve estar conscientemente ou inconscientemente motivado para que possa ser produtivo, um dos fatores poderá ser o desejo de auto-realização , alívio da suaangústia mental.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O PSICODRAMA:
RESISTÊNCIA: a resistência no Psicodrama é bem operacional, ou seja, significa que o paciente/protagonista não quer participar da produção. Como superar esta resistência é parte da habilidade do terapeuta, havendo diversas técnicas para que o paciente venha a colaborar.
ACTING OUT – TERAPÊUTICO OU CONTROLADO: Passar para fora o ato que estádentro do paciente, em contraste com a representação de um papel que é atribuído a paciente por uma pessoa de fora. O atuar desde dentro e passar para fora é um passo importante no caminho terapêutico do paciente, visto que deste modo, o terapeuta poderá avaliar o comportamento do paciente e ele mesmo poderá se auto avaliar. A passagem ao ato irracional e incalculável ocorre na própria vida,sendo prejudicial ao paciente e a terapêutica e controlada ocorre dentro do contexto do tratamento o qual é benéfico ao paciente.
Ex: Técnica da loja Mágica
TRANSFERÊNCIA: é o desenvolvimento de fantasias (inconscientes) do paciente, que projeta na figura do terapeuta, cercando-o de um certo fascínio. Estrutura secundária
TELE: Intuições do comportamento imediato ao terapeuta (físico, mental ououtro). É a mútua percepção íntima dos indivíduos, o cimento que mantém os grupos unidos. Estrutura primária. Após se dissipar a transferência, continuam operando certas condições da tele. A tele estimula parcerias estáveis e relações permanentes. A tele é decisiva para o processo terapêutico.
AB-REAÇÃO: A ab-reação é estruturada a partir da estrutura da cena psicodramática, que por sua vez é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicodrama
  • Psicodrama
  • PSICODRAMA
  • Psicodrama.
  • psicodrama
  • Psicodrama
  • Psicodrama
  • psicodrama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!