psicodrama

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Introdução

Criado por Jacob Levy Moreno, aluno de Freud, o psicodrama tem uma longa trajetória até o seu nascimento, que está datado entre os anos de 1922 e 1924. Moreno é Romeno e começou seus estudos na Áustria, primeiro cursando Filosofia e depois Medicina.
Desde sua infância, sentia nas encenações próprias o princípio do psicodrama. Apaixonado pelo teatro, pela filosofia e por trabalhoscomunitários de recreação, Moreno via outras técnicas como precursora do psicodrama, como por exemplo a inversão de papéis.
Veremos, nessa pesquisa um pouco sobre a história do psicodrama, quais as patologias que o psicodrama ajuda a tratar, quais as funções de cada pessoa neste tratamento e quais as técnicas empregadas em cada parte do tratamento para que se obtenha um melhor resultado. Tambémestudaremos um pouco sobre psicodrama bipessoal, e seus tratamentos.












Capítulo 1 - Historia do psicodrama: da evolução do criador à evolução da criação

1.1 - O criador do Psicodrama
Jacob Levy Moreno nasceu em Bucareste, na Romênia em 18 de maio de 1889 e faleceu em Beacom, nos Estados Unidos em maio de 1974, no instituto Moreno de Nova York. Era o primogênito. Seu paiera judeu de origem espanhola.
A família emigrou sucessivamente para a Turquia e para as margens do Rio Danúbio, local onde Moreno viveu até os cinco anos de idade. Em 1895 a sua família radicou-se na Áustria em Viena, onde Moreno estudou filosofia e medicina e desenvolveu as suas primeiras experiências com o teatro espontâneo até o ano de 1924.
1.2 - Concepções do psicodrama
Moreno conta queaos quatro anos e meio organizou uma brincadeira com algumas crianças no porão de sua casa empilhando cadeiras sobre uma mesa para brincar de ser Deus, seus amigos faziam o papel de anjo e incentivaram para que ele voasse até o chão, ação dramática assumida pelo protagonista embalado pelos sonhos de ser Deus. O resultado dessa brincadeira foi uma fratura no braço. Essa experiênciapsicodramática é sentida pelo autor como uma cena precursora da criação do psicodrama.
Durante a adolescência Moreno se apaixonou pelo teatro, pela filosofia e por trabalhos comunitários de recreação.
Em 1909 Moreno ingressou na Universidade de Viena, primeiro como estudante de filosofia e depois de medicina. Fez aulas de psiquiatria e psicanálise com Freud, mas não se identifica com a teoria freudiana.Moreno passou muitos anos se aprimorando para assumir oficialmente o seu papel de psicoterapeuta e ser aceito no meio cientifico.
Em 1914 formula seu convite a um encontro, onde já podemos ver alguns dos conceitos básicos estabelecidos para o psicodrama: a psicoterapia frente a frente, centrada no aqui e agora, a postura de contato direto e caloroso com o paciente e a técnica de inversão depapeis.
Em 1915 e 1917 Moreno realiza um trabalho de grupo com soldados tiroleses refugiados em Viena.
Em 1917, após formar-se em medicina, Moreno publica a revista daimon, ele mantem a publicação da revista ate 1920 e nela publica as suas primeiras experiências e principais idéias. No inicio da carreira, Moreno diz que não conseguia conter o desejo messiânico de recriação do universo social e deconstruir um palco para expurgar as dores e sofrimentos dos pequenos grupos. Em 1920 Moreno publicou o seu primeiro livro “Das Testament Des Vaters”, e depois realizou o seu 1º ato publico psicodramático no dia 1 de abril de 1921.
Moreno projeta no ano de 1922 com a ajuda do seu irmão William um teatro (espontâneo) da espontaneidade passando a realizar improvisações espontâneas com um grupo deatores, descobrindo assim que a representação espontânea das situações da vida cotidiana produzem efeitos terapêuticos.
1º caso clínico: Na época do teatro espontâneo uma das atrizes que frequentava o teatro com o marido e que escolhia papéis dóceis e carinhosos para representar, segundo este uma verdadeira megera na intimidade do lar. Intrigado com isso Moreno passou a dar-lhe papeis opostos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicodrama
  • Psicodrama
  • PSICODRAMA
  • Psicodrama.
  • Psicodrama
  • Psicodrama
  • psicodrama
  • Psicodrama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!