Psicodiagnostico Em Psican Lise

680 palavras 3 páginas
Psicodiagnostico em psicanálise
O processo de pscodiagnóstico tem sua base teórica na psicanálise, mas o psicodiagnostico se torna mais complexo do que a psicoterapia de base analítica, pois sua realização não somente pressupõe como também vai alem da psicanálise. Na entrevista psicologia supõe conhecimentos tanto em psicanálise quanto em teoria da gestalt, comportamental, toda a psicologia e psicopatologia.
A entrevista psicológica constitui apenas um dos instrumentos que constituem o psicodiagnostico, que incluí como etapas a aplicação de testes, entrevista devolutiva e encaminhamento.
O psicodiagnostico originou-se no modelo médico, utilizando protocolos que visam localizar sinais de patologias especificas, até a incorporação do referencial psicanalítico neste processo que contribuiu para a interpretações do material trazido pelo paciente. O Psicodiagnostico na orientação psicanalítica é concebido no contexto da compreensão da personalidade, instrumentalizado pelas técnicas projetivas e entrevista clinica. Psicodiagnostico esse que abrange as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como forças em interação, formando uma teia que pode resultar em sofrimento e desajuste.
O psicodiagnostico de orientação psicanalítica não se organiza em passos a serem seguidos, tendo como objetivo elucidar a origem das perturbações tem ênfase na dinâmica emocional inconsciente do paciente e do grupo familiar. Neste modelo de pscodiagnóstico prevalecem os métodos e técnicas fundamentados na associação livre, como entrevista, observações. Estes métodos e técnicas da orientação psicanalítica permitem alcançar a compreensão da pessoa em sua singularidade o que é essencial para realizar futuras intervenções.

Psicodiagnóstico em Gestalt terapia É importante dizer, que nos anos 80 já refletia sobre os componentes da realidade humana, e propunha que o psicólogo ao contatar o cliente, avaliasse os significados das vivências daquele, quanto aos fatores

Relacionados