Psicodiagnóstico

Páginas: 4 (777 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Verificar o diagnóstico (transtorno mental) do caso clinico em questão.
Verificando o diagnostico do caso clinico, observamos o fato relatado por B.M. sobre seu diagnóstico: “... Tenho hoje 46 anose fui diagnosticada como portadora de Transtorno Bipolar há 5 anos. Na verdade minha doença mental iniciou-se antes, aos 39 anos, mas fui considerada esquizofrênica e tratada como tal." (p.58). Estadescrição nos fala de uma dificuldade de diferenciar esquizofrenia e Transtorno Bipolar; uma vez que os sintomas se apresentam de formas semelhantes.
A partir dos relatos de B. M., encontramossintomas que envolvem: sintomas da Síndrome Maníaca, Mania com sintomas psicóticos e Transtorno bipolar.
Dalgalarrondo (2008) escreve no livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais umcapítulo sobre síndromes psiquiátricas, dentro deste, discorre sobre Síndromes Maníacas na qual também fala sobre Transtorno Bipolar.
No Transtorno bipolar, as fases maníacas podem se apresentar, de acordocom Benazzi (2004) como:
... Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandezaconsiderando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor físico e apesar disso com umadiminuição da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as ideias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma ideia nãoconcluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-ideias...  Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadromais grave quando isso acontece.

Sendo assim, a partir dos referenciais teóricos pode-se verficar que B.M. apresenta Transtorno Bipolar.

A partir desse diagnóstico, descrever com base no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicodiagnostico
  • Psicodiagnóstico
  • Psicodiagnóstico
  • psicodiagnostico
  • Psicodiagnostico
  • Psicodiagnostico
  • Psicodiagnóstico
  • Psicodiagnóstico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!