psicanalise e educação

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A PSICOPEDAGOGIA
O objetivo central deste trabalho é mostrar as contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia no âmbito da dificuldade e/ou problema de aprendizagem, uma vez que não pode ser tratado apenas como um problema psicomotor, social, emocional ou cognitivo de aprendizagem. O psicopedagogo precisa se acerca dos conhecimentos da Psicanálise,conhecendo a sua história e ação, assumindo assim uma postura interdisciplinar.
O papel da Psicopedagogia é resgatar o desejo do aprender, é ai que entrar a contribuição da Psicanálise, uma vez que tal área estuda o desejo inconsciente do sujeito. Neste sentido o ato de aprende é movido pelo desejo. Tal desejo se encontra no inconsciente, pois, no momento do aprender vai responder as questõeslibidinadas.
O sujeito não libidinizado é alguém marcado pela falta de desejo, desejo de não aprender. Aprender é um ato desejante e sua negação é o não aprender. Tal desejo é movido pelo inconsciente, que nesse momento de aprender ou não aprender responde às informações libidinadas (negação, omissão, recusa, rejeição, etc.) percebidas nas primeiras relações maternas ou, mais especificamente na fase daconstrução do ego (COSTA, 2001).
Segundo Freud, a formação psíquica do sujeito é realizada na infância, por meio de experiências narcísicas (amor a si próprio) e edípicas (rivalidade). A aprendizagem escolar depende de como o aprendiz passou por essas experiências, já supracitadas, ou seja, o sujeito necessita construir uma imagem de si. Tal imagem poderá ser positiva ou negativa, sendo negativa,o sujeito encontrará dificuldades para aprender a ler e escrever.
Podemos dizer que para Freud, “a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual” (KUPFER, 2000), ou seja, a inteligência encontra apoio em restos sexuais. O ato de aprender para psicanálise é uma relação com outra pessoa que ensina, no sentido de aprender com alguém e não sozinha. Para tanto,
É preciso que haja umprofessor para que esse aprendizado se realize. Ora, nem sempre esse encontro é feliz. Então ‘o que é aprender?’ supõe, para a psicanálise, a presença de um professor, colocado numa determinada posição, que pode ou não propiciar aprendizagem (KUPFER, 2000).
Conforme Fernández (1990) o psicopedagogo “não pode deixar de observar o que sucede entre a inteligência e os desejos inconscientes” uma vez que setrata da problemática de aprendizagem. Vale ressaltar, que a psicopedagogia trabalha com a modalidade de aprendizagem. Para Fernández (1994) a modalidade de aprendizagem é um vínculo de uma relação entre dois personagens: o ensinante e o aprendente existente em toda a história de vida do sujeito. Vale salientar que tal modalidade é construída desde as primeiras experiências corporais, entre umamãe nutriente de alimento e um bebê que necessita deste alimento. Tal alimento deve ser oferecido de acordo com as necessidades do corpo do bebê. Para Fernández, afirma que ao falar de
[...] uma mãe nutriente, [...] [está] falando de uma ‘mãe vigorizante’ (Dolto); portanto, não [...] [está] mencionando um lugar subsidiário, mas de atividade, que pouco tem a ver com a suposta passividade que, apartir de alguns psicanalistas, inclusive Freud, pretende-se inerente à feminilidade. Quando [...] [diz] um bebê necessitado tampouco [...] [está] se referindo a um bebê passivo, mas provido de uma atividade diferente e complementar à mãe (FERNÁNDEZ, 1994, p.60).
Então, podemos entender que a alimentação possui uma fonte somática no que se refere à modalidade de aprendizagem e às questões doinconsciente do aprendente. A aprendizagem necessita de um investimento de conhecimento na medida em que “o desejo de ascender ao conhecimento instala-se sobre este primeiro investimento do outro como ensinante, e, segundo as vicissitudes desse investimento, serão as possibilidades de construir uma ou outra modalidade de aprendizagem” (FERNÁNDEZ, 1994, p. 67), no sentido de estar favorecendo o desejo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Psicanálise e a Educação
  • psicanalise e educação
  • Psicanálise e Educação
  • Psicanálise na Educação
  • Psicanalise na Educação
  • Psicanálise e educação
  • Psicanálise na Educação
  • Psicanalise na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!