Psicanálise

Páginas: 19 (4504 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Introdução
Neste trabalho procuramos navegar na história da psicanálise, buscando suas influências anteriores, seus métodos e práticas utilizados, assim como seus principais autores e seguidores mais importantes.
Não dá para contar a história da psicanálise sem falar um pouco sobre seu criador Sigmund Freud (1856-1939), pois desde a origem dessa ciência e durante seu desenvolvimento Freud sebaseou em suas experiências pessoais, transcritas com rigor em vários de suas obras.
Ainda abordamos neste trabalho a questão que tem a ver com teorias psicanalíticas do Freud. O primeiro capítulo é a introdução e o resumo do trabalho em linhas gerais. O segundo a contextualização do mesmo partindo da vida e obra do Pai da Psicanálise, a descrição do inicio da sua obra psicanálise, as teorias dapsicanálise, suas principais características, e seu modelo de atuação. Por fim descrevemos práticas empregadas na conteporaniedade pautadas na psicanálise de Freud. O terceiro capítulo apresenta as conclusões obtivemos ao longo do nosso trabalho, e o quarto e a nossa referência bibliográfica que nos recorremos para o sustento da nossa pesquisa para que este trabalho seja eficiente. 

Influenciasanteriores sobre a psicanálise
As primeiras fontes de influência no movimento psicanalítico foram às reflexões filosóficas a respeito do fenômeno psicológico inconsciente, as primeiras ideias sobre a psicopatologia e a teoria da evolução.
Teorias da mente inconsciente: O filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibnitz chamou de monadologia, sua teoria sobre as entidades psíquicas, denominadasmônadas, similares ás percepções. Para Leibnitz, os fatos mentais possuíam graus diferentes de consciência, variando do completamente inconsciente para o completamente consciente. Os graus de confiança inferiores eram chamados de percepções minúsculas; a realização dessas percepções era denominada de apercepção. Ex: o som da quebra das ondas na praia é uma apercepção composta de gotas individuais deágua (as percepções minúsculas). Conscientemente, não se percebe cada gota d'água individual, no entanto, quando gotículas se juntam em uma quantidade suficiente, produz a apercepção.
No século XIX o filósofo e educador alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) aprimorou a noção de Leibnitz acerca do inconsciente, transformando-a no conceito de limiar de consciência. Herbart consideravainconscientes as idéias do nível baixo do limiar proposto. Quando a idéia surge no nível consciente do conhecimento, é apercebida (usando o termo de Leibnitz). No entanto, para que a idéia apareça no consciente, ela deve ser compatível com as já existentes na consciência. As idéias incompatíveis não podem coexistir na consciência, e as irrelevantes são expulsas da consciência e tornam-se idéias inibidas.As idéias inibidas (semelhanças de Leibnitz) existem abaixo do limiar de consciência. De acordo com Herbart, surgem conflitos entre as idéias à medida que elas lutam pela realização consciente. Ele propôs fórmulas matemáticas para avaliar seu funcionamento mecânico, conforme elas entram na consciência ou dali são rejeitadas.
Outro autor que também influenciou a psicanálise foi Fechner, e emboraaceitasse a noção limiar, afirmou que assim como a maior porção do iceberg, grande parte da mente fica escondida debaixo da superfície (inconsciente) e é influenciada por forças não observáveis. Sua obra Elements of psychophysics, influenciou Freud em seus livros, e a elaborar conceitos o do principio do prazer e o da agressão baseados em seus trabalhos.
As discussões acerca do inconscientedominavam o Zeitgeist intelectual europeu na década de 1880, quando Freud iniciou a prática clínica. O tema não só despertava o interesse somente dos profissionais, como frequentemente era abordado nas conversas do público erudito. Assim como também já se fazia presente na literatura popular, como o romance Dr. Jekyll and Mr. Hyde do escritor Louis Stevenson, em 1989. Não sendo Freud, o primeiro a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanálise
  • psicanálise
  • psicanalise
  • Psicanálise
  • Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!