Psicanálise

Páginas: 17 (4063 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA – FAROL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA




ALINE MACEDO CHALEGRA






História da Psicologia Moderna
Síntese do Capítulo 13
Psicanálise: Os Primórdios





ROLIM DE MOURA – RO
2012

Psicanálise: os Primórdios

A evolução da Psicanálise

Os nomes mais conhecidos dentro do mundo moderno são Sigmund Freud e psicanálise, sem dúvidas Freudfoi uma das figuras da história da civilização a provocarem uma alteração na visão que o ser humano tem de si mesmo. Outros nomes poucos conhecidos fora da área da psicanálise foi Fechener, Wundt e Tithener.
S. Freud sugeria três mudanças ocorridas no ego humano coletivo sendo elas: a primeira, quando Copérnico mostrou que a terra não era o centro do universo, além de girar em torno do sol juntocom outros planetas. A segunda , quando C. Darwin mostrou que o homem seria apenas uma espécie superior provenientes de formas inferiores de vida animal. E terceiro, foi uma mudança provocada por Freud, ao afirmar que o homem não sendo um agente racional , ou seja tendo controle de si mesmo, pois é influenciado por forças no qual praticamente não possui controle , sendo essa força oinconsciente.
Freud morreu em 1939, um período em que muitas escolas de pensamento como estruturalismo, a linha de pensamento de wundt , e a funcional já não estavam no auge. Predominando nos EUA o Behaviorismo e ainda a implantação de uma escola de pensamento que havia imigrado da Alemanha, o Gestalt .
Todas as escolas de pensamentos da Psicologia somavam e se contradiziam de heranças acadêmicas, e eramdirecionadas as questões de sensação, percepção e aprendizagem, estando dentro da ciência pura ou sendo resultado de estudos de universidades , diferente da Psicanálise que não pode ser comparada com essas escolas de pensamento, pois além de não aproveitar qualquer uma das atribuição, conceitos e métodos dessas escolas de pensamento, também não estava direcionada a esse tipo ciência, pois elasimplesmente ,é fruto das tentativas de tratamento de pessoas que eram consideradas doentes mentais pela sociedade, se divergindo assim da medicina e da psiquiatria.
Para discernir a Psicanálise das outras escolas de pensamentos, podemos citar vários fatores, entre eles o objeto de estudo e o método usado mas o principal é o estudo aprofundado no inconsciente. O objeto de estudo é apsicopatologia ( Comportamento anormal) e o método usado é a observação clínica . Já nas outras escolas estavam voltadas para experimentos controlados de laboratório através do método introspectivo, daí o motivo de contestação de Wundt e Tithener pois para eles a inconsciência não era passiva para introspecção , por esse motivo não seria possível reduzi-las em elementos sensoriais. Isso serviu também decontestação para os funcionalistas (James) para os Behavioristas ( Watson) e outros.



As Influências Anteriores sobre a Psicanálise

As principais influências na abordagem psicanalítica foram: As reflexões filosóficas sobre a inconsciência, as ideias sobre a psicopatologia e a teoria da evolução.

As Teorias da Mente Inconsciente

No século XVIII foi desenvolvida uma teoria chamada demonadologia, que estava voltada para as entidade psíquicas não estendidas, sendo chamada de mônadas, compatível as percepções, essa teoria foi desenvolvida por Gottfried Wilhelm Leibnitz. Para Leibnitz além das mônades conterem propriedades de matéria física, as suas atividades apresentavam diferentes graus de consciência, podendo ser consciente ou inconsciente, dividindo assim em grau de consciênciainferior chamadass de percepções minúsculas e apercepção como a realização de modo consciente dessas percepções.
Já no século XIX o filósofo Johann Friedrich Herbart, fez surgir o conceito de limiar de consciência que surgiu a partir da ideia sobre o inconsciente de Leibnitz . Para Herbart a idéia apercebida é aquela que surge no nível consciente do conhecimento e as ideias comparadas ás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanálise
  • Psicanálise
  • psicanálise
  • psicanalise
  • Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!