Psicanálise

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
FACULDADE PITÁGORAS

PSICANÁLISE

Belo Horizonte/MG
2012

PATRÍCIA KORNIS, ADRIANO SACCHETTO, ALESSANDRO SANTOS, DENIS, ISTELINA SILVA, JÉSSICA MENDES, MATHAUS COELHO, SAMUEL MEIRELES, THIAGOLACERDA

PSICANÁLISE

Resumo apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras, como parte da avaliação semestral da disciplina Psicologia.

Belo Horizonte/MG
2012

Freud foi ummédico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Ele colocou as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem como problemas científicos.
Compreender apsicanálise significa “descobrir” as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores.
Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se empsiquiatria. Em Viena Freud teve contato com Josef Breuer, médico e cientista, e juntos tratavam histeria com hipnose, método que aprendeu com Jean Charcot, e usou este método para estudar os distúrbiosnervosos das regiões obscuras.
Através da hipnose Freud conseguia trabalhar o inconsciente, descobrir a origem de sintomas e fazer com que esses desaparecessem.
Freud descobriu o inconsciente e denominouresistência a força psíquica que se opunha a tornar consciente algumas ideias ou imagens que ocorriam. E chamou de repressão o processo psíquico que visa fazer desaparecer da consciência umarepresentação insuportável que está na origem do sintoma.
No livro “A Interpretação dos Sonhos”, Freud apresentou sua primeira teoria, que se referia à existência de três sistemas psíquicos: o inconsciente,o pré-consciente e o consciente.
- Inconsciente: “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”.
- Pré-consciente: sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis àconsciência.
- Consciente: recebe, ao mesmo tempo, informações do mundo exterior e interior.

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL
A função sexual existe desde o princípio da vida. As fases do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanálise
  • Psicanálise
  • psicanálise
  • psicanalise
  • Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!