Psicanálise e futebom em campo

Páginas: 32 (7831 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TEORIAS PSICANALÍTICAS DA PERSONALIDADE










PSICANÁLISE E FUTEBOL EM CAMPO











Aluno:
Diego Lima Gomes de Oliveira



Professora:
Carlos Henrique Ferraz





RECIFE

2012

DIEGO LIMA GOMES DE OLIVEIRA















PSICANÁLISE E FUTEBOL EM CAMPOO presente artigo foi apresentado à disciplina de Teorias Psicanalíticas da Personalidade como requisito parcial para a aprovação da segunda culminância pedagógica. A disciplina tem como professor Carlos Henrique Ferraz do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife.













RECIFE

2012


Psicanálise e Futebolem Campo

Diego Lima Gomes de Oliveira[1]

RESUMO: O futebol é o esporte mais praticado no Brasil. Um esporte que transcende os limites das quatro linhas onde é praticado, alcançando a vida psíquica de quem prática e prestigia o esporte. Sabendo da paixão de grande parte do povo brasileiro pelo futebol, e que esse esporte desempenha uma importância na vida de muitos, o presente artigo tem porobjetivo compreender, dentro dessa “paixão nacional” que é o futebol, quais as contribuições que a Psicanálise pode trazer no que diz respeito a esse esporte tão difundido e praticado no mundo inteiro, trazendo como fundamentação teórica, psicanalistas clássicos como Freud, Melanie Klein e Winnicott. Visando alcançar o objetivo proposto, esta produção textual teve como subsídio: avaliar o futebolsobre a luz psicanalítica no que se refere ao conceito de sublimação em Freud, como também, trazer uma visão kleiniana da agressividade no contexto futebolístico. E por fim, e não menos importante, este artigo ainda traz o futebol fundamentado na visão winnicottiana do brincar.

Palavras-chave: Psicanálise. Futebol. Sublimação. Agressividade. Brincar.



ABSTRACT: The soccer is the mostpracticed sport on Brazil. It is a sport that transcend the limits of four lines where it is practiced, reaching psychic life of those who practices and prestige the sport. Knowing about the passion of largely Brazilian people have for soccer, and that this sport have a important performance in the life of many people, this present article aims to comprehend, inside this “national passion” that socceris, which contributions Psychoanalysis can brings about this so broadcasted and practiced sport all over the word, bringing as theoretical grounds, classics psychoanalysts as Freud, Melanie Klein and Winnicott. In the order to reach out our propose, this textual production was subsidy: evaluate the soccer in the Psychoanalysis light in what talks about the sublimation concept in Freud, as well,to bring a new Kleinlians aggressive vision on soccer context. Lastly, and no less important, this article also brings the soccer grounded on Winnicott’s vision to play.

Keywords: Psychoanalysis. Soccer. Sublimation. Aggressive. Play.


1. INTRODUÇÃO


Um dos primeiros relatos bibliográficos relacionando Psicanálise e futebol no Brasil foi do escritor, jornalista e dramaturgorecifense, Nelson Rodrigues. Em uma crônica escrita numa manchete esportiva na data de sete de abril de 1956, Nelson Rodrigues, de forma brilhante, afirma que o futebol brasileiro tem tudo, menos o seu psicanalista.

Parafrasear Nelson Rodrigues é como explicar de forma descritiva a um apaixonado por futebol um dos gols antológicos do Neymar, pois nesses momentos de genialidade do artistanada melhor do que o próprio indivíduo prestigiar a obra de arte do gênio. Portanto, nada melhor do que as próprias palavras do autor para melhor expressar suas ideias:

Cuida-se da integridade das canelas, mas ninguém se lembra de preservar a saúde interior, o delicadíssimo equilíbrio emocional do jogador. E, no entanto, vamos e venhamos: — já é tempo de atribuir-se ao craque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subjetividade Moderna e o Campo da Psicanálise
  • Psicanalise e o campo da Saúde Mental
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanalise
  • Psicanálise
  • Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!