Psicanálise e educação - caminhos cruzáveis

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
CAMINHOS CRUZÁVEIS










MYLENA K. MELO OLIVEIRA














Brasília, 2012.PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO – CAMINHOS CRUZÁVEIZ.
RONDAS, Augusta. Brasília, 2004.

Psicanálise e Educação – caminhos cruzáveis é um livro que tem como objetivo mostrar o que é a psicanálise, suasprincipais características, seu nascimento, e principalmente nos falar um pouco sobre seu principal conceito, o consciente.
A autora, Maria Augusta Rondas Speller é doutora na UFMT e trabalha nalinha de pesquisa “Educação, subjetividade e psicanálise”. Por ter um jeito particular de escrever, seus livros chamam bastante atenção dos que estão na iniciação científica.
Na leitura do primeirocapítulo, podemos perceber que, antes, o inconsciente era tido como um sentido negativo, pois ele designava tudo o que não era consciente. Somente com as investigações de Freud o conceito ganha o sentidoque usamos até a contemporaneidade. O sentido de que o consciente é o responsável daquilo que falha e/ou escapa aos humanos. São os lapsos, os esquecimentos, os atos falhos, os sonhos, os chistes quesomente percebemos ser parte do inconsciente após tomarmos conhecimento, mesmo que superficial, da teoria de Freud.
Como humanos, gostamos de ter o “controle” das coisas, tanto das nossas como dasalheias, e Freud dizia que a psicanálise abriu uma terceira ferida na vaidade do ser humano, pois ela, nos mostra que não possuímos controle que achávamos ter sobre nós mesmos, um exemplo disto são ossonhos, as crises de riso, ou até mesmo quando falamos mais que devíamos.
A psicanálise vai além e diz: o eu consciente é a sede do engano. Ou seja, nós pensamos que sabemos o que somos, mas essaimagem que possuímos de nós mesmo pode ser facilmente mudada, quando uma pessoa faz um comentário sobre algo (em nós) que não havíamos percebido. Então, a imagem que fazemos de nós mesmos sofre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise e educação
  • A Psicanálise e a Educação
  • psicanalise e educação
  • Psicanálise e Educação
  • psicanalise e educação
  • Psicanálise na Educação
  • Psicanalise na Educação
  • Psicanálise e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!