Psicanálise Transpessoal

Páginas: 35 (8660 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
A TRANSPESSOALIDADE


I. Introdução:

A Transpessoalidade fundamenta-se em dois aspectos básicos:

*aspecto estrutural;
*aspecto dinâmico.

O aspecto estrutural é composto por cinco elementos:

*conceito de unidade;
*conceito de vida:
*conceito de ego;
*estados de consciência;
*cartografia da consciência.

O aspecto dinâmico apresenta a seguinte estrutura:

*eixoexperiencial;
*eixo evolutivo.

Para que se elabore uma Terapia Transpessoal é necessário compor os seguintes elementos:

Aspecto estrutural + Aspecto dinâmico + Técnicas


II. Aspecto Estrutural - Conceitos Fundamentais

II.1. Conceito de Unidade

A unidade é vista como a não fragmentação, o que não pode ser dividido e com esta idéia tem-se o processo terapêutico. É com o conceito de unidade queos recurso terapêuticos encontram sua origem ou sua finalidade.

Em termos de unidade, é preciso considerar outro aspecto: a Unidade Cósmica que é um conceito mais abrangente. A Unidade Cósmica considera o término da dualidade, da polaridade imposta pelo mundo da fisicalidade. Representa o TODO, o ABSOLUTO. O conceito de espaço e de tempo passam a inexistir.

A não conexão com o conceito deUnidade Cósmica leva o indivíduo a manifestar o apego aos objetos de prazer e o medo com a possibilidade de encontrar os objetos que causam desprazer. Nesta última situação, são despertados sentimentos de repulsa, ansiedade e medo. Com este conjunto de sentimentos, a resistência imunológica apresenta uma queda, gerando doenças auto-imunes, patologias diversas, síndromes mentais (neuroses epsicoses). A conexão com a idéia de Unidade Cósmica permite experienciar a paz, a tranqüilidade a confiança, o desapego, a serenidade e a harmonia.



II.2. Conceito de Vida

É energia e forma de existência, sem dimensão temporal. Tudo é vida. Baseia-se numa seqüência evolutiva que compreende: nascer, morrer, renascer. Tal seqüência permite uma revisão de valores e crenças aceitas na individualidade.A morte e o renascimento são as duas etapas fundamentais neste processo. É preciso esclarecer que, num enfoque transpessoal, morte apresenta-se como a transição de uma forma de vida para outra. Há várias mortes num período de vida do ser humano, assim como vários renascimentos. Para cada morte, há uma nova etapa que se configura, com mudanças de valores e atitudes.

De acordo com ElizabethKübler-Ross, o processo de morte compreende cinco etapas:
1-Negação, não-aceitação;
2-Revolta, sofrimento e cólera;
3-Barganha para substituir o objeto que morre por algo que represente vida;
4-Depressão quando de fato há a percepção de que algo está morrendo;
5-Aceitação que corresponde à elaboração da morte por vivenciá-la plenamente.


II.3. Conceito de Ego

É um construtor mental cujatendência é a de criar uma barreira, às custas da energia mental, que relabora o espaço em dois aspectos fundamentais: EU e o OUTRO. O ego cria a dualidade. É uma instância necessária para tornar o cotidiano possível de ser realizado. O ego não representa o TODO Há um paradoxo que surge quando se considera o conceito de unidade cósmica e ego: EU e o OUTRO somos diferentes, mas somos iguais porquepertencemos a um mesmo TODO.

Na visão transpessoal, pode ocorrer a morte do ego sem que ocorre uma desorganização da estrutura psíquica do indivíduo, uma vez que o ego não representa a estrutura central do indivíduo. Ao se Ter uma morte do ego, verifica-se uma mudança no nível de consciência e de densidade energética. Tal morte permite que se tenha uma conexão com o ser essencial que é a estruturacapaz de transitar pela luz e pela sombra da psique, buscando a integração de todas as estruturas.

A não vivência da essência, ou seja o estado de repressão desse núcleo tem como conseqüência o desenvolvimento de uma estrutura artificial que retrata o que EU acredito que EU seja. Na realidade, tal estrutura desenvolvida, nada mais é que um conjunto de valores que são reconhecidos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transpessoal
  • Psicologia
  • Psicologia transpessoal
  • Psicologia Transpessoal
  • Psicologia transpessoal
  • Psicologia Transpessoal
  • Psicologia transpessoal
  • psicologia transpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!