Psicalyne

1460 palavras 6 páginas
NEUROMARKETING

Introdução

Neuromarketing

Colocar idéias na cabeça das pessoas, isso é possível? É manipulação?
Bem, essa é a ideia central do filme A origem (2010), estrelado por Leonardo di Caprio. Parece ambicioso e muito distante, como mostra no filme, só que não para a área de neuromarketing.
Ideias são “inseridas” em nossas mentes a muito tempo, quem não tem em casa algum produto que comprou e nunca usou?
Várias estratégias são usadas pelas empresas para que você acredite que precisa de um produto ou serviço. E como saber o que precisamos? Perguntando diretamente a fonte: os clientes.
O marketing aliado a publicidade e propaganda sempre buscaram pesquisar o mercado para atender as necessidades de seu público-alvo. Pois bem, o neuromarketing só faz com que essa ideia chegue bem a fundo em nossa mente.
Sabemos que o cérebro é composto por várias áreas cognitivas responsáveis por diversas partes de nosso corpo e funções vitais como visão e audição, e que, se comunicação através de milhões e milhões de sinapses, transmitindo tudo o que sentimos e necessitamos a várias partes do corpo e, enviando respostas a nossas mente.

1. Neuromarketing

O termo, criado por Ale Smidts, professor de Marketing em Roterdã, Holanda, é uma nova abordagem de pesquisa de marketing que faz uso da avançada tecnologia investigativa da neurociência comportamental. As ferramentas neurocientíficas possibilitam, de forma objetiva e com rigor científico, uma nova dimensão de compreensão das motivações implícitas do comportamento do consumidor.
Através de indicadores neuro-psico-fisiológicos, como a atividade elétrica e metabólica do cérebro, a ativação de músculos faciais, os batimentos cardíacos, a sudorese da pele, dentre outros, a pesquisa em neuromarketing da Forebrain consegue detectar os reais efeitos provocados por produtos, peças publicitárias, logomarcas, embalagens, etc.

2. Vantagens do Neuromarketing

Segundo o site Mestrado Marketing a metodologia

Relacionados