Psicólogo vs. esporte: um estudo sobre a psicologia do esporte e sua importância no meio dos atletas.

Páginas: 13 (3188 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Elaborado por

Dartcleia Moura Martins Neves
Jéssica de Oliveira Rodrigues
Kassiane Nascimento de Souza





Rio de Janeiro
Dezembro de 2012

Dartcleia Moura Martins Neves
Jéssica de Oliveira Rodrigues
Kassiane Nascimento de Souza



PSICÓLOGO VS. ESPORTE: UM ESTUDO SOBRE A PSICOLOGIA DOESPORTE E SUA IMPORTÂNCIA NO MEIO DOS ATLETAS.

Trabalho de Tópicos, Científicos, Tecnológicos e Sociais, apresentado como exigência da disciplina do curso de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa, orientado pelo Prof. Carlos Eduardo Nórte.

Rio de Janeiro
Dezembro de 2012

Psicólogo vs. Esporte: Um estudo sobre a Psicologia do Esporte e sua importância no meio dos atletas.Dartcleia Moura Martins Neves
Jéssica de Oliveira Rodrigues
Kassiane Nascimento de Souza

RESUMO: Neste artigo tratamos de mostrar a importância do acompanhamento psicológico de atletas e técnicos entre varias faixa-etárias e diferentes modalidades. Ressaltando também a carência de profissionais da área dentro dos centros esportivos para que possa haver um acompanhamento frequente junto aostécnicos e atletas e também suas famílias para um rendimento mais saudável estabelecendo equilíbrio entre horários, relacionamento de grupo (time ou equipe), relacionamento familiar e seu próprio bem-estar psicológico.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo- Pesquisa – Psicologia – Esporte

Psychologist vs. Sport: A study on the psychology of sport and its importance in the midst of the athletes.

ABSTRACT: Inthis article we show the importance of psychological follow-up of athletes and technicians among several track ages and different modalities. Also highlighting the lack of professionals in the area within the sports centers for which can be a frequent follow-up with the technicians and athletes and also their families for a Yield healthier by establishing balance between schedules, relationship ofgroup (time or team), family relationship and their own psychological well-being.

KEYWORDS: Article- Search - Psychology – Sports
INTRODUÇÂO
A psicologia do esporte surge aproximadamente como pesquisa, há um século. E tem agregado em torno de si um número cada vez maior de áreas de pesquisa, constituindo as chamadas Ciências do Esporte. Tendo sua história escrita a partir do início do séculoXX na Rússia e Estados Unidos (R. Weinberg & D. Gould, 1995; Wiggins, 1984; J. Willians & W. Straub,1991) e, mais precisamente, a partir da Copa do Mundo de Futebol de 1958 (K. Rubio, 2000). No Brasil, porém, a psicologia do esporte só se firmou após os anos 90. Apesar de que ela já vinha sendo introduzida por João Carvalhaes em 1958. Quando ele começava a praticar esse tipo de psicologia com aequipe que disputaria o Campeonato Mundial de Futebol. Foi nesse ano que ganhamos o primeiro título mundial.
De acordo com o artigo ORIGENS E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL de Kátia Rubio, Universidade de São Paulo, publicado em maio de 2002. “A Psicologia do Esporte, que apesar de ter seu início vinculado a trabalhos realizados há mais de um século, no Brasil ainda é vista comouma novidade tanto por psicólogos, que reconheceram-na como uma especialidade da Psicologia em dezembro de 2000, como por profissionais do esporte sejam eles atletas, técnicos e dirigentes, que não têm clareza de que maneira essa intervenção pode ajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou superar situações adversas.”
O esporte é um meio pelo qual se vivenciam as emoções com intensidade. Osprocessos emocionais podem perturbar a ação desportiva, implicando não só na preparação física e psicológica dos atletas, como também em suas relações humanas. É preciso manter as emoções dentro de um nível ideal de equilíbrio entre mente e corpo de maneira que não prejudique o desempenho e a performance do atleta. No mundo dos esportes as competições, jogos e treinos acarretam uma série de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia do Esporte e sua Importância no Futsal
  • Trabalho sobre Psicologia do Esporte
  • Estudos Brasileiros Sobre O Esporte
  • A Importância do Esporte
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia do esporte
  • Psicologia no Esporte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!