PSD S ntese Textual

980 palavras 4 páginas
ERM 113 – PROCESSO SAÚDE-DOENÇA 04/05/2015
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Drª Silvana Martins Mishima
ALUNO (A): Laysa Fernanda Silva Pedrollo – Nº USP: 9309831

Síntese Textual: Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica, por Carlos Batistella.

Em certo ponto de nossas vidas, os seres humanos são encontrados questionando qual é a razão de existir, o porquê disso, e principalmente, ocorre o surgimento de diversos questionamentos acerca do que é saúde. Essa dúvida persiste em diversas pessoas, mas se mostra pertinente nos profissionais da saúde, e na maneira como os mesmos podem divulgâ-la.
De um modo geral, diariamente expressamos o que entendemos por saúde. Ao assistir-se televisão, somos bombardeados por centenas de propagandas sobre produtos para o bem estar físico e mental, por exemplo. Esses fatores leva a sociedade a criar uma certa compreensão do que se trata o tema. Somado à isso, com o passar dos anos, a tecnologia sofreu diversos avanços, possibilitando assim que, tanto o compreendimento das coisas boas, quanto das coisas ruins para nosso corpo, ficassem mais claros e mais fáceis de se corrigirem.Logo, tornou-se de fundamental importância entender as relações entre concepções e práticas de saúde.
Entender essas concepções de forma isolada, pode ser prejudicial e não abrangir de forma totalitária os processos de saúde-doença. Os diversos conceitos que surgem sobre o assunto, são necessários para criação de conhecimento ampliado do que se trata o processo. O texto busca abordar diversos pontos de vista sobre o que saúde e doença podem significar, e destacar que essas diferenças, causam diversas discussões, disputas e complementos, até os dias atuais.
Tanto a saúde como a doença, sempre estiveram presente na vida dos seres humanos. Obras e pinturas apontam que desde os primórdios, as sociedades buscavam compreender esses temas. Muito do que não se era compreendido, por parte das

Relacionados

  • O FUTURO DA ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    78629 palavras | 315 páginas