Pscopedgogia

2641 palavras 11 páginas
Resumo apresentado ao curso de Pós-Graduação
Em Psicopedagogia, como avaliação da disciplina Teoria do Conhecimento na Aprendizagem.
Ministrada pela professora Rosângela Nascimento.

_____________________________
Pós-Graduanda em Psicopedagogia
MEMORIA: COMO ESTA CURIOSA A FUNÇÃO CEREBRAL FUNCIONA?
A memória é a função cerebral extremamente importante porque forma a base para aprendizagem. Todo o nosso conhecimento e habilidades são armazenados na memória permitindo a nossa orientação no tempo e no espaço. A representação do conhecimento nos permitem armazenar e extrair o conhecimento para usar em todas as nossas atividades diárias e futuras.

MODELOS TEÓRICO DA MEMÓRIA
Verifica-se uma diversidade na investigação da memória, indicando uma corrente preocupada em estudar a estrutura geral da memória como um todo e outra focando entender a organização estrutural da memória semântica (palavras ou conceitos).
Armazenamento Sensorial: Estrutura capaz de estocar quantidade bem limitada de informações por períodos de tempo muito breve.
Armazenamento de Curto Prazo: Capaz de armazenar informações por períodos de tempo um pouco mais longos, mas também de capacidade relativamente limitada. Sua capacidade é de 7 itens, mais ou menos dois.
Armazenamento de Longo Prazo: Capaz de estocar informações durante períodos de tempo muito longos.
A perspectiva alternativa tem como aspecto chave o conceito de memória de trabalho, uma memória transitória breve, que mantém a informação ativada durante alguns minutos, enquanto ela está sendo processada. Esta idéia enfatiza as funções da memória no controle de seus processos, tais como a codificação e a integração da informação na memória de longo prazo.

SISTEMAS DE MEMÓRIAS
As diferentes informações que aprendemos são armazenadas e recuperadas de maneiras diferentes. A memória semântica e a episódica implícita (não-declarativa) se difere da explicita que não precisa ser verbalizada e não há participação

Relacionados